O reconhecimento como entidade de utilidade pública foi aprovado recentemente, primeiro pela Câmara Municipal de Araxá e, nesta semana, pela Câmara Municipal de Serra do Salitre/MG.


Da redação da Rede Hoje

Os legislativos de Araxá e Serra do Salitre deram um passo significativo para o fortalecimento do Hospital do Câncer de Patrocínio (HC). O reconhecimento como entidade de utilidade pública foi aprovado recentemente, primeiro pela Câmara Municipal de Araxá e, nesta semana, pela Câmara Municipal de Serra do Salitre/MG.

Essas medidas das câmaras municipais é vista como um marco para o hospital e os pacientes oncológicos da região; e também porque o HC é reconhecido pela credibilidade que transmite, da forma como é gerido, conforme destacou o presidente Thiago Miranda de Oliveira.

Em Serra do Salitre


A aprovação por unanimidade do projeto de lei em Serra do Salitre foi acompanhada pela superintendente da instituição, Andreia Ribeiro de Almeida (centro com a lei)

A aprovação por unanimidade do projeto de lei em Serra do Salitre foi recebida com entusiasmo pela superintendente da instituição, Andreia Ribeiro de Almeida, que esteve presente na sessão para agradecer aos vereadores. A vereadora Flávia Silva Araújo, autora do projeto, explicou que a ideia surgiu ao observar uma iniciativa semelhante em Araxá. Ela ressaltou a importância do HC Patrocínio em reduzir o desgaste dos pacientes que antes precisavam viajar até Barretos/SP para tratamento oncológico. “Para nós, que estamos a 40 km de Patrocínio, esse desgaste, que hoje seria em torno de 330 km, agora será reduzido em mais de oito vezes”, destacou Flávia Silva Araújo.

A vereadora de Serra do Salitre também apontou as vantagens do reconhecimento de utilidade pública, como parcerias, isenção de impostos e facilitação na arrecadação de fundos. Ela acredita que o título abrirá novas portas para eventos e contribuições direcionadas ao HC Patrocínio, beneficiando ainda mais a comunidade.

O presidente do HC, Thiago Miranda de Oliveira, reforçou a importância dessas aprovações. “A aprovação desse projeto, como aconteceu em Araxá, representa um passo significativo para o hospital e para os pacientes oncológicos da região. Muito obrigado à Flávia, aos demais vereadores e ao prefeito Joca. Vocês demonstram ser pessoas públicas comprometidas com o bem-estar dos moradores de Serra do Salitre ao apoiar nossa obra. É a prova de que a região está abraçada com a nossa causa”, afirmou Thiago.

Thiago Miranda recebe o projeto de lei dos vereadores Evaldo Juvenal da Silva (Evaldo do Ferrocarril) e Raphael Rios de Oliveira, sancionado pelo prefeito Robson Magela da Silva

Em Araxá
, o reconhecimento como entidade de utilidade pública foi aprovado por meio de um projeto de lei dos vereadores Evaldo Juvenal da Silva (Evaldo do Ferrocarril) e Raphael Rios de Oliveira, sancionado pelo prefeito Robson Magela da Silva. Evaldo destacou o início de sua mobilização com uma indicação para disponibilização de veículos para trazer pacientes de Araxá para Patrocínio. “Fica minha gratidão ao Henrique Prata pela parceria que possibilitou a construção do primeiro Hospital de Amor em Minas Gerais justamente em Patrocínio. Essa lei vem justamente para dar legitimidade”, comentou Evaldo.

Raphael Rios também comemorou a aprovação. “Fico muito feliz em assinar essa lei no município de Araxá ao lado do vereador Evaldo do Ferrocarril. Com certeza será um instrumento para buscarmos parcerias e toda valorização da instituição que abriu as portas para pacientes de Araxá por meio da Ampara. Acredito muito nas parcerias e no crescimento regional. Estamos juntos nesta causa”, disse Raphael.

O título de Utilidade Pública Municipal traz benefícios significativos para o HC Patrocínio, como acesso a recursos públicos e facilitação de parcerias, essenciais para a conclusão das obras e o custeio futuro. “Muito obrigado aos vereadores Evaldo e Raphael, a todos os vereadores e ao prefeito Robson Magela. Que essa bela atitude de vocês sirva de exemplo e inspiração para outras cidades da região”, agradeceu Thiago.

Essa mobilização e reconhecimento pelos legislativos regionais reforçam a importância do HC Patrocínio na assistência oncológica e servem como exemplo de união e comprometimento com a saúde pública.


Todas as notícias