A "Operação Cavalo de Aço" objetiva combater a prática de alteração de escapamentos, que causa não apenas distúrbios aos moradores, mas também compromete a qualidade de vida de idosos, doentes e até animais, que são mais sensíveis ao ruído intenso

Créditos: divulgação 46 BPM


A "Operação Cavalo de Aço", com foco em motocicletas irregulares, especialmente aquelas modificadas de maneira a produzir barulho excessivo e prejudicar o sossego da comunidade

Da redação da Rede Hoje

Neste sábado, 04 de janeiro de 2025, a Polícia Militar de Patrocínio, em parceria com outros órgãos de fiscalização de trânsito, realizou mais uma edição da "Operação Cavalo de Aço", com foco em motocicletas irregulares, especialmente aquelas modificadas de maneira a produzir barulho excessivo e prejudicar o sossego da comunidade. A operação teve como objetivo combater a prática de alteração de escapamentos, que causa não apenas distúrbios aos moradores, mas também compromete a qualidade de vida de idosos, doentes e até animais, que são mais sensíveis ao ruído intenso.

A alteração das descargas das motocicletas para que emitissem um som muito mais alto do que o permitido por lei é uma prática recorrente e que tem gerado cada vez mais incômodos, especialmente em bairros residenciais. Esses barulhos, muitas vezes, interrompem o descanso de quem sofre com problemas de saúde, aumentam o nível de estresse na população e afetam o bem-estar de animais, que frequentemente ficam assustados e agitados com o som excessivo.

Resultado

Durante a operação de fiscalização, foram registrados importantes resultados: duas motocicletas foram removidas por irregularidades; três condutores inabilitados foram autuados; três motocicletas foram retidas para regularização dos documentos e condições de uso; e 16 autos de infração de trânsito foram lavrados. Essas medidas visam garantir o cumprimento das normas de trânsito e coibir práticas que prejudicam a paz e o sossego da comunidade.

A Polícia Militar e os órgãos de fiscalização afirmam que a "Operação Cavalo de Aço" será uma ação permanente, com o objetivo de intensificar a fiscalização sobre motocicletas e veículos que causam distúrbios por meio de alterações ilegais nos escapamentos. A intenção é que essas operações se tornem mais frequentes, de forma a garantir que a cidade de Patrocínio seja mais tranquila e segura, especialmente para aqueles que enfrentam problemas de saúde, e também para os que buscam um ambiente mais harmonioso e menos barulhento.

Os moradores de Patrocínio têm se mostrado favoráveis à intensificação das operações, já que a perturbação do sossego, principalmente em horários mais tranquilos, tem sido uma das queixas mais recorrentes. Com a implementação de ações mais rígidas, espera-se que o número de motocicletas irregulares nas ruas diminua, promovendo maior respeito ao direito de todos de viver em um ambiente mais silencioso e saudável.

O comandante da operação destacou a importância da colaboração da população para o sucesso da ação, informando que denúncias podem ser feitas por meio dos canais oficiais de comunicação com a polícia. A participação ativa dos cidadãos é fundamental para o combate à irregularidade e para a preservação da qualidade de vida no município.


Todas as notícias