Gratuito e acessível para todas as idades, o espetáculo inova ao trazer apresentações dentro de uma pequena caixa, unindo criatividade, inclusão e encantamento; começa neste sábado, dia 11, na Praça Antônio Bernardes, bairro Enéas, a partir das 14h.
Fotos: divulgação
O teatro de miniatura é uma forma de arte de curta duração, adaptada para oferecer uma experiência única ao público.
Da redação da Rede Hoje
O projeto "Cidade em Cena" promete levar arte e cultura para os bairros periféricos de Patrocínio com apresentações de teatro de miniatura. A iniciativa começa neste sábado, dia 11 de janeiro de 2025, na Praça Antônio Bernardes, a partir das 14h. Gratuito e acessível para todas as idades, o espetáculo inova ao trazer apresentações dentro de uma pequena caixa, unindo criatividade, inclusão e encantamento.
O teatro de miniatura é uma forma de arte de curta duração, adaptada para oferecer uma experiência única ao público. As apresentações utilizam uma linguagem acessível e inclusiva, sendo especialmente projetadas para garantir que pessoas cegas também possam aproveitar os espetáculos por meio de audiodescrição. Assim, "Cidade em Cena" reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura.
No sábado, 11 de janeiro, o espetáculo será no bairro Enéas; no dia 25 de janeiro, no São Francisco; em 8 de fevereiro, no Morada Nova; e em 22 de fevereiro, no São Vicente. Com isso, o projeto alcança diversas comunidades, proporcionando um encontro entre moradores e a magia do teatro.
O grupo responsável pela iniciativa é a Companhia Borboletas no Aquário, representada por Jéssica Borges e Letícia Borges. Ambas destacam que o projeto foi pensado para levar a arte a locais onde o acesso ao teatro tradicional é mais limitado, promovendo uma experiência rica e transformadora.
"Cidade em Cena" é uma das iniciativas contempladas pela Lei Aldir Blanc, um programa do Governo Federal que visa fomentar a política nacional de cultura, especialmente em tempos de necessidade de incentivo ao setor cultural. O projeto reflete o potencial da arte em promover integração e inclusão social.
Quem quiser prestigiar a estreia pode comparecer à Praça Antônio Bernardes neste sábado. As apresentações prometem surpreender e emocionar o público com histórias contadas de forma inovadora, dentro de uma pequena caixa, mostrando que o teatro não tem limites de formato ou espaço.