
Equipe de combate realiza rescaldo em área atingida pelo incêndio na Fazenda Estrela Carvalho — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Da Redação da Rede Hoje
Equipes de combate atuam desde a noite anterior para controlar um incêndio em vegetação na Fazenda Estrela Carvalho, localizada na região do Pântano. A área estimada atingida é de 526 hectares, abrangendo reserva natural e Área de Preservação Permanente (APP), conforme levantamento por imagens de satélite via Google Earth.
Ao chegar ao local, os agentes fizeram um sobrevoo com drone para mapear a extensão e trajetória do fogo, o que permitiu o planejamento tático do combate às chamas. Foi constatada a existência de diversas frentes de fogo com propagação ativa.
A Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) de Patos, com o apoio de cinco funcionários da fazenda, atuou inicialmente em combate direto em uma frente situada em área de pântano, utilizando abafadores e sopradores. No entanto, devido à presença de fogo subterrâneo e às condições climáticas desfavoráveis — com temperatura elevada e baixa umidade do ar —, houve reignição das chamas, que se espalharam rapidamente, aumentando a área afetada.
Em reunião com as equipes, foi redirecionada a estratégia para proteger 230 hectares de lavoura de café, 364 placas solares instaladas e a casa de máquinas de irrigação da propriedade.
Optou-se pelo combate indireto, com a construção de linha fria, contra-fogo a partir de ponto seguro e aceiros artificiais, técnica que resultou na contenção do incêndio.
As equipes permaneceram no local até a realização completa do rescaldo em todo o perímetro da área queimada. Uma frente do incêndio avançava em direção a uma propriedade vizinha, onde já estavam sendo feitos aceiros pontuais para prevenção.
Na manhã desta terça-feira (12/8/25), uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para monitorar o local e evitar novos focos.Area afetada com bombeiros ativos