Município terá mutirão de cirurgias eletivas e discutiu diretrizes do Plano Municipal de Saúde


Santa Casa de Patrocínio vai realizar mutirão de cirurgias com recursos extras destinados à saúde
(Divulgação/Prefeitura de Patrocínio)

1
Da Redação da Rede Hoje

O Governo Municipal de Patrocínio anunciou a destinação de R$ 600 mil em recursos extras para a área da saúde. O valor, viabilizado com apoio de vereadores e da deputada federal Greyce Elias, será aplicado em cirurgias eletivas. A Santa Casa iniciará um mutirão para atender pacientes que aguardam procedimentos de média complexidade, com a meta de reduzir a fila de espera e avançar para a eliminação da demanda acumulada.

Uma cirurgia eletiva é um procedimento cirúrgico não urgente, que pode ser agendado com antecedência para melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente. Diferente das cirurgias de emergência ou urgência, que exigem ação imediata, as cirurgias eletivas permitem um planejamento adequado, incluindo exames, preparação e suporte médico para o paciente e a família. 

Conferência Municipal de Saúde
No último dia 11 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 13ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Bloco I do UNICERP. O evento teve como tema “Saúde em Patrocínio: Diagnosticar, Propor e Avançar Juntos” e reuniu autoridades, profissionais, representantes da sociedade civil e usuários do SUS.

Durante a programação, foram realizadas abertura oficial, apresentações culturais e palestra magna sobre saúde, cultura e participação social. Também houve apresentação de conquistas recentes da Secretaria de Saúde e debates em grupos de trabalho divididos em cinco eixos: Atenção Primária; Atenção Especializada e Hospitalar; Vigilância em Saúde; Saúde Mental dos Trabalhadores; e Gestão Participativa e Financiamento no SUS.

As propostas resultantes foram consolidadas em documento público, que ficará disponível no site do Governo Municipal, garantindo transparência e acompanhamento popular. Além disso, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025–2027, ampliando a participação social no planejamento e fiscalização das políticas públicas.


Com informações da Secom | PMP


Todas as notícias