Press ESC to close

HISTÓRIA | Academia Patrocinense de Letras | Um sonho

Renato Cardoso*

Havia, aqui em Patrocínio, um homem dotado de qualidades, misto de médico e de poeta, que tinha a cabeça povoada de belos sonhos, um dos quais era de fundar uma Academia de Letras em nossa cidade.

Um visionário? Não. Absolutamente não. Apenas uma pessoa bem intencionada que acreditava piamente naquilo que buscava e que, para tanto, jamais media esforços, a fim de ver realizado o seu ideal. O importante para ele era alcançar a meta proposta e o fazia com determinação e firmeza. “Em toda a luta por um ideal tropeça-se com adversários e levantam-se obstáculos; o homem firme nos seus intentos não se detém em contá-los; ergue a sua rota, indiferente às razões de impedimento, e segue adiante. Quem caminha em direção a uma luz, não pode observar o que se passa na sombra.”

Lutou, lutou muito. Os percalços, por mais numerosos que fossem, jamais lhe abateram o ânimo e, para felicidade sua, antes mesmo de partir deste mundo, a chamado do Pai Maior, Deus, deixou criada e em pleno funcionamento a sua tão sonhada ACADEMIA PATROCINIENSE DE LETRAS, tendo sido o seu primeiro Presidente, eleito por aclamação.

Sem favor algum, os méritos de sua fundação devem ser creditados a esse homem, cuja memória reverenciamos com o maior respeito, admiração e saudades. Seu nome: DR. MICHEL WADHY, que, sem descuidar de seus sagrados deveres de médico, ainda encontrava tempo para dedicar-se às letras, revelando-se um escritor de amada Literatura. Exercia tão bem a Medicina quanto manejava a pena, chegando mesmo a escrever e publicar um livro intitulado: “Coisas da Vida”, de crônicas, poesias e reflexões.
A Academia Patrociniense de Letras, fruto de um sonho, é, hoje, uma realidade inconteste.

DADOS DA APL
Fundada a 7 de abril de 1982, a Academia Patrociniense de Letras teve a referendada e laureadas pessoas de nossa sociedade, também ligadas às letras, formando a sua mesa de 40 membros titulares. São eles: Paulo Acácio Martins, Jesus Santos, Gerson de Oliveira, Júlio César Rezende, Flávio de Almeida, Alberto Araújo, Edgard de Andrade Rocha, Mauro Chaves, Sebastião Eloi dos Santos, Joaquim de Assis filho, Saul Andrade, Aldo Botelho, Michel Wadhy, Hugo Machado da Silveira, José Garcia Brandão, José Figueiredo e Dimas de Rezende Monteiro.

SÓCIOS BENEMÉRITOS:
Abdías Alves Nunes, Nelson Caixeta de Queiroz, Honorato Martins Borges, João Cândido de Aguiar, Elmirio Alves do Nascimento, Secundino de Faria Tavares, Enéas Ferreira de Aguiar, Pedro Martins Borges, Jacinto Alves Pereira, Cassimiro Santos, Tobias Baptista de Miranda Machado, Joaquim Cardoso Naves, Otávio de Brito, Farnese Alves de Queiroz, José Francisco de Queiroz e Teodoro Gonçalves.

PATRONOS:
Da ACADEMIA PATROCINIENSE DE LETRAS: Massilon Machadão

CADEIRAS:
Augusto Gomes de Carvalho, Padre Mathias Van Rooy, Robespierre de Melo, João Ferreira do Amaral, Odair de Oliveira, Monsenhor Joaquim Tiago dos Santos, Franklin Botelho, Carlos Piuericetti, Olimpio dos Santos, João Pereira de Melo, Floriano Peixoto de Paula, Leovigildo de Paula, Lúcio Mendonça de Azevedo, Cândido Martins de Oliveira, Josias Baptista Leite, José Carlos da Piedade, Oscar Rodarte, João Barbosa, Aurélio Vaz de Moraes, Nicolau Catalan, Joaquim Carlos dos Santos, Bernardo Guimarães, José Eloi dos Santos e Modesto de Melo Ribeiro.
A Academia Patrocinense de Letras conta com 25 (vinte e cinco) cadeiras, estando, quase todas, preenchidas.

SÓCIOS FALECIDOS:
Com o mais profundo pesar, registramos o falecimento dos seguintes sócios efetivos, cuja passagem por este mundo foram, certamente, perdas irreparáveis, tanto no seio de nossa entidade quanto no trabalho, à família e à terra que lhes serviram de berço. São eles:
Dr. José Garcia Brandão, Hugo Machado da Silveira, Dr. Michel Wadhy (fundador e 1º presidente da APL), radialista José Assis Filho, Dr Mauro Chaves, Padre Mathias, Dr. Aldo Botelho, Dr. Dimas de Rezende Monteiro e Dr. José Pereira Santiago, cujas memórias são sempre lembradas. A todos esses bravos companheiros rendemos, mais uma vez, nesta oportunidade, nosso preito de admiração e introduzida saudade.

Atualmente, as seguintes pessoas compõem o quadro de sócios efetivos da APL, na qualidade de acadêmicos: Alberto Araújo, Edgard de Andrade Rocha, Eustáquio do Abadia Amaral, Geralda Pereira, Gerson de Oliveira, Ivan Gomes da Silveira, Jesus Santos, Jorge Lasmar, José Figueiredo, Júlio Barbosa, Júlio Cesar Rezende, Olga Barbosa, Paulo Acácio Martins, Renato Cardoso, Sebastião Eloi dos Santos e Teodora de Castro Ribeiro.

ADMINISTRAÇÃO
A Academia Patrociniense de Letras é administrada por uma diretoria, composta de oito sócios efetivos, e por um Conselho Superior, composto por cinco acadêmicos, cujo mandato é de dois anos. Para o biênio 94-95, foram eleitos e se encontram em pleno exercício de suas funções os seguintes acadêmicos.

DIRETORIA
Presidente: Ivan Gomes da Silveira
Vice-presidente: Gerson de Oliveira
1° Secretário: Renato Cardoso
2° Secretário: Jorge Lasmar
1° Tesoureiro: Olga Barbosa
2° Tesoureiro: Geralda Pereira
1° Bibliotecário: Júlio Barbosa
2° Bibliotecário: Teodora Ribeiro de Castro

CONSELHO SUPERIOR
Edgard de Andrade Rocha, José Figueiredo, Jesus Santos, Sebastião Eloi dos Santos, Eustáquio do Abadia Amaral.

Segundo normas estatutárias, a Academia Patrociniense de Letras tem por finalidade aprimorar as vocações literárias do município, incentivando, encorajando e valorizando as atividades culturais de nossos meios. A Academia Patrociniense de Letras é uma instituição que muito deve orgulhar Patrocínio, onde já se criaram páginas de singular beleza literária, sendo, aliás, um orgulho para a nossa cidade.

*Renato Cardoso (in memorian) era promotor de Justiça em Patrocínio, membro da Academia Patrocinense de Letras. Texto escrito (e mantido como no original) para a Revista Presença, edição numero 62, ano X, em maio de 1994.

@redehoje
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.