Press ESC to close

Economia | Banco Central registra primeiro incidente com Pix em 2026

O caso será alvo de investigação detalhada e a instituição pode sofrer sanções administrativas pesadas. Crédito: Agência Brasil / Divulgação.

Falha em sistemas do Banco Agibank expõe dados cadastrais de 5.290 chaves de clientes.

Da Redação da Rede Hoje

O Banco Central divulgou que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank SA tiveram dados expostos. A ocorrência é o primeiro incidente registrado no sistema instantâneo de pagamentos durante o ano de 2026. Segundo a autarquia, a exposição aconteceu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025. O problema foi causado por falhas pontuais nos sistemas internos da própria instituição de pagamento. Este caso marca o 21º incidente com dados do sistema desde o seu lançamento oficial.

As informações acessadas envolvem o nome do usuário e o número do CPF protegido por máscara. Também foram visualizados dados sobre a instituição de relacionamento, agência, número e o tipo da conta. O vazamento ocorreu exclusivamente em dados cadastrais que não permitem a movimentação direta de dinheiro. Dados sob sigilo bancário como saldos, senhas e extratos dos clientes não sofreram qualquer tipo de exposição. O Banco Central decidiu tornar o fato público em nome do compromisso com a transparência.

Todas as pessoas que tiveram informações consultadas serão avisadas pelo aplicativo da instituição financeira afetada. O aviso também pode ocorrer por meio do internet banking oficial utilizado pelo cliente do banco. O Banco Central orienta que os usuários ignorem chamadas telefônicas, mensagens de texto ou correios eletrônicos. Esses meios não são utilizados para comunicar incidentes de segurança relacionados às chaves do sistema Pix. A medida visa evitar que criminosos aproveitem a situação para aplicar golpes contra os correntistas.

O caso será alvo de investigação detalhada e a instituição pode sofrer sanções administrativas pesadas. A legislação prevê a aplicação de multas, suspensão ou até a exclusão total do sistema de pagamentos. A gravidade da punição depende do resultado apurado durante o processo conduzido pela autoridade financeira nacional. A exposição de dados indica que as informações ficaram visíveis para terceiros por um determinado período. O monitoramento é contínuo para garantir a integridade de todas as transações feitas pelos brasileiros.

Dados expostos e segurança

Os incidentes registrados até agora no sistema envolveram apenas informações de cunho cadastral dos usuários. Em nenhuma das 21 ocorrências houve o vazamento de senhas ou de saldos das contas bancárias. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, existe uma página para acompanhamento desses casos. Os cidadãos podem verificar incidentes relacionados com dados pessoais em poder da autoridade monetária do país. O controle rigoroso busca manter a confiança da população no uso da ferramenta digital de transferência.

@redehoje
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.