Press ESC to close

Cultura | Patrocínio institui cadastro permanente para profissionais do setor cultural

A ferramenta garante a continuidade das políticas culturais independentemente das mudanças que ocorram nas gestões administrativas da prefeitura municipal. Foto: Divulgação SMCT

Cadastro Municipal de Cultura como ferramenta para reunir dados de agentes e grupos locais.

Da Redação da Rede Hoje

O Governo Municipal de Patrocínio instituiu de forma permanente o Cadastro Municipal de Cultura durante o ano de 2025. A medida foi executada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para organizar informações do setor. O objetivo central é reunir dados sobre as manifestações culturais e os grupos que atuam na cidade. Coletivos, agentes e fazedores de cultura integram o banco de dados necessário para a gestão pública municipal.

O cadastro permite a construção de indicadores que retratam a realidade cultural atual do município mineiro de forma detalhada. Esses dados servem como base para o planejamento e a execução das políticas públicas voltadas para o setor cultural. A avaliação das ações realizadas também depende dessas informações coletadas junto aos profissionais da área artística. A iniciativa contribui diretamente para a preservação da memória institucional das atividades desenvolvidas no território patrocinense.

A ferramenta garante a continuidade das políticas culturais independentemente das mudanças que ocorram nas gestões administrativas da prefeitura municipal. O Cadastro Municipal de Cultura está disponível para acesso no portal oficial do Governo Municipal para todos os interessados. O registro é obrigatório para os fazedores e agentes culturais que pretendem firmar parcerias com o poder público. Essa exigência abrange participações em editais e ações de fomento ao desenvolvimento da arte local.

Aqueles que buscam premiações ou atividades formativas oferecidas pelo município também devem estar com o registro devidamente atualizado no sistema. Podem se cadastrar no portal os grupos e coletivos culturais que possuem atuação comprovada no município mineiro. Artistas individuais, agentes culturais e demais fazedores de cultura também estão aptos a realizar o preenchimento dos dados. O sistema busca abranger toda a diversidade de produções artísticas presentes na cidade mineira.

A lei que institui o Mapa Artístico Cultural de Patrocínio é de autoria da ex-vereadora Eliane Nunes e recebe implantação agora. A execução ocorre no governo de Gustavo Brasileiro com a secretaria comandada por Ana Valéria Rezende Cunha, fato que mostra que as políticas públicas culturais, independente de quem esteja no poder, são primordiais para o município realizar esse tipo de mapeamento.

Gestão e fomento

A implementação do cadastro amplia a transparência e a equidade na distribuição de recursos públicos destinados aos projetos culturais locais. O mapeamento preciso das atividades fortalece o setor cultural ao identificar as demandas reais dos artistas de Patrocínio. O conhecimento das atividades desenvolvidas permite a formulação de políticas públicas mais democráticas para os cidadãos. As ações tornam-se mais alinhadas à realidade local após a sistematização das informações obtidas pelo cadastro oficial.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo oferece auxílio presencial para os cidadãos que possuem dificuldades no preenchimento do formulário. Um plantão de orientação funciona das treze horas até as dezessete horas e trinta minutos em dias úteis. A sede da secretaria está localizada na Avenida José Maria de Alkimin, no número seiscentos e oitenta e seis. Os servidores prestam os esclarecimentos necessários para garantir que todos os artistas realizem a inscrição correta no sistema.

@redehoje
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.