
Evento em Patrocínio altera nomenclatura e integra feira de negócios da Expocacer e fórum da Acarpa.
Da Redação da Rede Hoje
Patrocínio altera o nome da tradicional Fenacafé para FeMcafé — Feira Mundial do Café. A mudança marca uma nova fase do evento para acompanhar o crescimento e a dimensão alcançada pela feira nos últimos anos. A nova marca reflete o protagonismo do município, que é reconhecido como a capital mundial do café e figura como maior produtor e exportador do produto.
Com o novo posicionamento o Governo Municipal busca alinhar a identidade do evento à força de Patrocínio nas áreas de tecnologia, mercado e produção. Além da celebração cultural, a feira atua como motor econômico para a região. Na edição anterior, a estrutura geral movimentou cerca de 70 milhões, com 24 milhões circulando diretamente na economia local por meio do comércio e hotelaria.
Com a nova formatação, a FeMcafé amplia o alcance econômico ao integrar oficialmente a Feira de Negócios da Expocacer. Também passa a compor a programação o Fórum de Mercado e Políticas do Café da Acarpa. Essas agendas técnicas são referências no setor cafeeiro e, juntas, já foram responsáveis pela geração de mais de 50 milhões em negócios em edições passadas.
A inclusão destas atividades fortalece o perfil da feira como um espaço voltado para o conhecimento e para a geração de oportunidades. Outro destaque na programação atualizada é a realização do leilão de gado. A projeção de movimentação para esta atividade específica é de aproximadamente 5 milhões, o que amplia o impacto do evento para o setor agropecuário.
Impacto Econômico
A organização projeta um volume de negócios superior a 55 milhões dentro do evento com as novas frentes de atuação. A estimativa de circulação direta na economia da cidade é de 35 milhões. O impacto econômico total na região pode ultrapassar 100 milhões, considerando os efeitos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva e no setor de serviços local.
A FeMcafé une os elementos de tradição, cultura e entretenimento às áreas de tecnologia e mercado. Essa integração consolida o município de Patrocínio como protagonista mundial do setor e fortalece o evento como plataforma de desenvolvimento. O café é reafirmado como o principal símbolo da força econômica e social da localidade nesta nova etapa estratégica.
A identidade visual renovada marca o início de um período focado na valorização do agronegócio regional. O evento mantém o objetivo de gerar renda enquanto promove as inovações do mercado cafeeiro para os produtores. A estrutura busca equilibrar a programação técnica com o potencial de mercado para atingir as metas financeiras estabelecidas para este ano.
Estratégia de Mercado

A nova marca
Patrocínio faz uma Rebranding – estratégia de marketing que envolve a mudança da identidade visual, do nome, do design ou da filosofia de uma marca com o objetivo de criar uma nova percepção na mente do público, parceiros e investidores. No caso da Fenacafé para FeMcafé, o rebranding não é apenas uma troca de letras, mas uma mudança de posicionamento.
A transição da marca Fenacafé para FeMcafé altera esse posicionamento do evento de uma escala nacional para uma plataforma internacional. A substituição do prefixo remete à classificação de feira mundial, o que visa eliminar limitações geográficas na percepção de investidores estrangeiros. A nova nomenclatura busca validar a liderança de Patrocínio no mercado externo como centro da região.
O rebranding foca na atração de empresas multinacionais de biotecnologia e maquinário agrícola que priorizam eventos de alcance global. A estrutura unificada permite a realização de rodadas de negócios com compradores da Europa, Ásia e América do Norte. O objetivo é transformar a celebração em um centro de serviços e tecnologia para o setor cafeeiro.
A mudança institucional também impacta o marketing de cidade, ao promover o município como destino para o turismo de negócios. A organização prevê que o título mundial auxilie na fixação de empresas de inovação tecnológica voltadas ao agronegócio na região. A infraestrutura local deve acompanhar a nova demanda de sinalização e atendimento bilíngue no futuro.
A convergência de agendas entre Expocacer e Acarpa sob a nova identidade fortalece o poder de negociação junto a órgãos federais. O modelo de ecossistema unificado concentra o orçamento de divulgação em uma única marca para otimizar os resultados financeiros. O café permanece como o motor para a atração de capital e novos talentos para o setor produtivo.
A evolução da marca encerra o ciclo focado apenas na produção para iniciar uma fase de gestão estratégica de mercado. A FeMcafé passa a ser a assinatura oficial de Patrocínio nas relações comerciais com a cadeia produtiva global. O planejamento para as próximas edições inclui a expansão das áreas de exposição para comportar o crescimento previsto.





