
Atlético escalado para enfrentar o Palmeiras na estreia do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV, em Belo Horizonte (Pedro Souza / Atlético)
Meio-campista será improvisado na lateral após a lesão de Preciado e repete função exercida na vitória sobre o Cruzeiro
Da Redação da Rede Hoje
Com Alan Franco improvisado na lateral direita, o Atlético-MG está oficialmente escalado para enfrentar o Palmeiras na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A de 2026, nesta quarta-feira (28), às 19h, na Arena MRV. A decisão do técnico Jorge Sampaoli repete a estratégia adotada no clássico contra o Cruzeiro, quando o meio-campista foi deslocado para o setor após a lesão de Preciado, que deixou a partida com dores no tornozelo. Mesmo com a opção de utilizar Natanael, o treinador argentino optou pela improvisação, apostando na boa atuação recente de Franco e ajustando o meio-campo para um duelo considerado um dos mais aguardados da rodada inaugural.
O Campeonato Brasileiro começa oficialmente nesta quarta-feira com oito partidas na rodada de abertura, reunindo 20 clubes na disputa pelo principal título do futebol nacional. Além do confronto em Belo Horizonte, a primeira rodada conta ainda com jogos entre Internacional x Athletico-PR, Coritiba x RB Bragantino, Vitória x Remo, Fluminense x Grêmio, Corinthians x Bahia, Chapecoense x Santos e São Paulo x Flamengo, movimentando a noite de estreia da competição.
O duelo entre Atlético-MG e Palmeiras abre a Série A para as duas equipes com expectativa de casa cheia na Arena MRV e transmissão ao vivo pelos canais SporTV e Premiere. O Galo chega embalado após vencer o Cruzeiro no Campeonato Mineiro, enquanto o Verdão inicia a competição confiante depois de superar o São Paulo pelo Paulistão, o que aumenta ainda mais o peso do confronto logo na primeira rodada.
Na formação atleticana, Sampaoli definiu o time com Everson; Franco, Ruan, Junior Alonso e Renan Lodi; Maycon, Igor Gomes, Victor Hugo e Bernard; Dudu e Hulk. A escolha por Igor Gomes no meio-campo ocorreu justamente em função da improvisação de Franco na defesa, mantendo o equilíbrio da equipe para enfrentar um adversário de alto nível técnico.
Palmeiras
Do lado palmeirense, o técnico Abel Ferreira optou por deixar Vitor Roque no banco de reservas para o início da partida. O comando do ataque ficará com Flaco López, que marcou no último confronto entre as equipes disputado na Arena MRV. A principal novidade no meio-campo é o retorno de Andreas Pereira, recuperado de lesão e novamente à disposição da comissão técnica.
Assim, o Palmeiras inicia a partida com Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira, Allan e Maurício; Flaco López e Sosa. A equipe paulista tenta repetir o bom desempenho recente fora de casa e largar bem na disputa pelo título nacional.
A arbitragem da partida será comandada por Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha. O árbitro de vídeo (VAR) será Wagner Reway, de Santa Catarina, todos escalados pela Confederação Brasileira de Futebol.
Cruzeiro
A rodada de abertura do Brasileirão terá sequência nesta quinta-feira (29), quando o Cruzeiro fará sua estreia na competição. A Raposa enfrenta o Botafogo, às 21h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em seu primeiro compromisso na Série A de 2026.
O time celeste chega ao Brasileiro conciliando a disputa do Campeonato Mineiro com ajustes no elenco e mudanças recentes no comando técnico. A expectativa é de um início equilibrado, buscando somar pontos fora de casa e ganhar confiança para a sequência da competição.
Com a bola rolando já na primeira rodada, os jogos desta quarta e quinta-feira começam a desenhar o clima do Campeonato Brasileiro de 2026, com confrontos diretos, clássicos recentes e a promessa de uma temporada marcada por alto nível técnico e disputas intensas desde o início.





