O evento avaliou o potencial dos cafés de cooperadas e promoveu a comercialização dos grãos com compradores no local

Da redação da Rede Hoje

A segunda edição do Mapeamento Elas no Café da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado foi realizada na terça-feira, dia 20 de setembro, e trouxe novidades que movimentaram a rotina das cafeicultoras, cooperadas da Expocaccer, com a avaliação e comercialização dos lotes durante o evento.

Para isso, além dos Q-graders que participaram dos processos de identificação do potencial e da qualidade das notas sensoriais dos cafés, a cooperativa convidou parceiros comerciais para ranqueamento e aquisição em primeira mão dos 10 melhores lotes durante o evento.

Para o Mapeamento, a Expocaccer recebeu 56 amostras que foram avaliadas durante um cupping na fazenda Semente, das cooperadas Virgínia Siqueira Aguiar e Maria Vitória Siqueira Aguiar.

Durante o evento as participantes foram recepcionadas com um café da manhã especial, participaram da apresentação do Programa Elas no Café. Em seguida, foram apresentados os parceiros comerciais presentes, que realizaram o cupping de prova das amostras de cafés e ranqueamento dos cafés.

As cooperadas participaram ainda da palestra sobre a gestão do tempo, com a Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Expocaccer, Raquel Paza.

O mapeamento foi finalizado com uma rodada de feedback, onde uma das compradoras, representando o time de parceiros comerciais presentes, colocou suas opiniões sobre os cafés apresentados.

O Mapeamento de Qualidade Elas no Café foi realizado das 8h às 13h e teve como objetivo agregar valor aos cafés especiais das cooperadas da Expocaccer, estimular a participação dessas produtoras em concursos de qualidade do país, além de comercializar os cafés para os principais mercados nacional e internacional.

O evento é fruto do Programa Elas no Café da Expocaccer, que há mais de 6 anos vem capacitando e promovendo os cafés produzidos pelas cooperadas, sempre ressaltando a importância do trabalho realizado pelo público feminino da cooperativa.

De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, o mapeamento não apenas alcançou os objetivos propostos como ainda rendeu novidades que poderão ser conferidas pelo público em breve. “Identificamos a qualidade dos cafés das nossas cooperadas, valorizamos a dedicação depositada em cada produção, apresentamos e comercializamos os cafés com clientes que valorizam a qualidade e agora estamos nos preparando para lançar uma edição especial com esses cafés. Em breve, os clientes Dulcerrado também poderão conferir a excepcionalidade dos cafés produzidos pelas cooperadas Expocaccer.”

Conforme anunciado pela Trader, os 10 melhores lotes serão apresentados pela Dulcerrado, marca de cafés industrializados da Expocaccer, por meio da Edição Especial “Primavera”, que ficará disponível ainda neste mês de setembro, nas lojas física e online da Dulcerrado.

Sobre o projeto

O Elas no Café é uma iniciativa da Expocaccer que tem como finalidade capacitar, promover troca de conhecimentos, gerar experiências e agregar valor aos cafés produzidos pelas cooperadas nos mercados nacional e internacional.

Com o Programa, a Expocaccer visa também ampliar a participação feminina no agronegócio café, fazendo com que seus cafés cheguem à mesa dos consumidores das mais diversas partes do mundo.

O público-alvo do Programa Elas no Café da Expocaccer é composto por cooperadas, esposas, filhas, netas de cooperados e funcionárias.

Dentre as ações realizadas pelo programa, destacam-se:

Workshop Elas no Café;

Lives com Conteúdos Técnicos e Gerenciais;

Mulher & Café – Comemoração ao Dia Internacional da Mulher;

Ladies of Expocaccer – Projeto voltado para a comercialização e exportação de cafés especiais produzidos por cooperadas;

Visitas técnicas com grupos de mulheres às fazendas modelos do Cerrado Mineiro.

Fonte: Ascom Expocaccer