As obras estão previstas para começar na próxima semana, com os primeiros 144 apartamentos, com foco em atender a faixa de menor renda, em parceria com o governo federal.
FotoRede Hoje

Com o início do projeto para edificação de 144 apartamentos na cidade, o prefeito disse que só consegui retomar essa parceria agora, com o governo Lula. 

Da redação da Rede Hoje

O prefeito de Patrocínio, Deiró Marra (DEM), formalizou na tarde de quinta-feira, dia 31 de outubro, a assinatura de contratos com a Caixa Econômica Federal para a construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Durante a assinatura - que ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio dos Leões - com o início do projeto para edificação de 144 apartamentos na cidade, o prefeito disse que a gestão de Jair Bolsonaro não liberou nenhuma casa para Patrocínio, só consegui retomar essa parceria agora, com o governo Lula. As obras estão previstas para começar na próxima semana, com foco em atender a faixa de menor renda, em parceria com o governo federal.

De acordo com o prefeito, o município de Patrocínio já havia sido incluído no programa durante gestões anteriores, mas os recursos não foram liberados. Segundo ele, a solicitação inicial para a construção de casas foi registrada em 2020, ainda na gestão de Jair Bolsonaro, mas não avançou: "Mesmo com o pedido registrado no governo de Jair Bolsonaro estamos com projeto desde 2020, olha aonde está 2020, o governo federal infelizmente, na gestão do Bolsonaro não liberou nenhuma casa do 'Minha Casa Minha Vida', nem do programa 'Casa Verde Amarela' para Patrocínio. infelizmente ficamos muito tempo sem receber a opção de construção. Graças a Deus, agora, com o governo Lula, conseguimos retomar essa parceria, e isso só foi possível porque já tínhamos as áreas e os projetos encaminhados”, afirmou Deiró Marra.

O projeto prevê três conjuntos residenciais, sendo que cada um contará com 144 apartamentos. Cada apartamento terá uma área de 42,03 m², com sala, varanda, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, destinados a famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00. A localização prevista para os conjuntos habitacionais é o Residencial Cristo Redentor I, no Bairro Cruzeiro da Serra.

A construtora responsável pelas obras é a UNIK Construtora e Incorporadora, com sede em Brasília, e o contrato firmado com a Caixa para este empreendimento tem um valor global de R$ 22.176.000,00. A empresa venceu o processo licitatório e já recebeu autorização para iniciar as obras, o que deve ocorrer na semana seguinte à assinatura do contrato.

Além desse contrato inicial, o programa Minha Casa Minha Vida em Patrocínio prevê outras duas fases. A segunda fase será realizada no Residencial Cristo Redentor II, e a terceira, no Residencial Brumado dos Pavões, próximo ao Mart Minas, no âmbito do Minha Casa Minha Vida Cidades, ampliando o número total de unidades habitacionais para 512.

Em uma publicação nas redes sociais, o prefeito explicou que também foram formalizados pedidos adicionais ao Ministério das Cidades. Entre eles, o projeto do Parque dos Jardins, no Jardim Sul, que busca incluir mais 144 unidades no programa. Além disso, o governo municipal solicitou o apoio federal para viabilizar a construção de 1.600 casas em Patrocínio.

Estamos aproveitando o momento favorável para a retomada do Minha Casa Minha Vida, agora com o cronograma do governo Lula. É uma chance de garantir moradia digna para nossa população”, reforçou o prefeito, destacando o esforço da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal para implementar o projeto.


O prefeito se mostrou satisfeito em poder realizar este contrato no final de seu mandato

Os critérios para a seleção das famílias contempladas serão definidos pelo Governo Federal, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fará a triagem inicial com base nos dados do Cadastro Único (CAD ÚNICO). Essa medida visa assegurar que as unidades sejam destinadas às famílias de maior necessidade.

Para o prefeito, a assinatura dos contratos representa o empenho da administração em proporcionar condições dignas de moradia. “A doação das áreas e a assinatura desses contratos demonstram o compromisso do nosso governo em buscar qualidade de vida para os cidadãos. Com o apoio da Caixa, estamos avançando para garantir que mais famílias tenham acesso à moradia digna”, concluiu Deiró Marra.


Todas as notícias