Nos argumentos do Processo de Lei é que a Fenacafé já é tradicional no calendário de eventos de Patrocínio e celebra a importância histórica e econômica do café para a cidade e a região, atraindo anualmente milhares de visitantes e fomentando o turismo local
Crédito Fotos: Ascom | PMP
A tentativa de tombamento cultural mostra o empenho da administração em preservar essa festividade, mesmo depois de deixar o posto de prefeito.
Da redação da Rede Hoje
Foi apresentado na Câmara Municipal de Patrocínio o Processo de Lei que declara oficialmente a Festa Nacional do Café (Fenacafé) como patrimônio cultural do município, na 40ª Reunião Ordinária da na terça-feira, 12/11. Este projeto é do prefeito Deiró Marra que foi o criador da festa. Ao contrario do que a Rede Hoje informou equivocadamente, não foi aprovado, e não tem previsão de ir a plenário para votação.
Segundo os argumentos apresentados, a Fenacafé já tradicional no calendário de eventos de Patrocínio, celebra a importância histórica e econômica do café para a cidade e a região, atraindo anualmente milhares de visitantes e fomentando o turismo local.
A tentativa do tombamento cultural mostra o empenho da administração em preservar essa festividade, mesmo depois de deixar o cargo de prefeito. Não se pode negar que a Fenacafé se transformou numa das principais expressões culturais de Patrocínio. Ela pode ser modificada no formato, mas está integrada ao calendário do município, assim como a Festa Nacional do Milho, Fenamilho, da vizinha cidade de Patos de Minas.
A iniciativa visa assegurar o apoio e a continuidade do evento, protegendo sua relevância cultural e consolidando sua identidade no município, segundo a justificativa do Processo de Lei nº 936/2024 (PL 038/2024) referente ao tombamento, de autoria do prefeito Deiró Marra. O processo foi apresentado sem discussão, e declara oficialmente o tombamento e reconhecimento cultural da Fenacafé, como informamos, não tem previsão de ir a plenário para votação.
Lei Orçamentária
Na Ordem do Dia, também foi discutida e votada a proposta orçamentária do município para o exercício de 2025. Com 10 votos a favor e 3 contra, foi aprovado o substitutivo ao Processo de Lei nº 923/2024 (PL 032/2024), que estima a receita e fixa as despesas municipais para o próximo ano.
A proposta, elaborada pela Prefeitura, reflete as prioridades da gestão e inclui investimentos necessários para áreas como saúde, educação e infraestrutura, visando atender às demandas crescentes da população.
Outro ponto relevante foi a aprovação do Processo de Resolução nº 37/2024, que, por 9 votos favoráveis e 4 contrários, aprovou as contas de Deiró Marra relativas ao ano fiscal de 2020. A análise das contas, de responsabilidade da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos, é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade na gestão pública, permitindo que a população acompanhe o uso dos recursos municipais.
A próxima reunião ordinária da Câmara de Patrocínio, a 41ª, ocorrerá na terça-feira, dia 19 de novembro de 2024, às 9h, no plenário da Câmara Municipal.