O IBAM aponta que a segurança pública será uma prioridade nas novas gestões, uma vez que a violência está intimamente ligada à desigualdade social e à precariedade das famílias
Foto: CHÂU VIỄN |Pixabay
Da redação da Rede Hoje
Em 1º de janeiro, 5.568 novos prefeitos e prefeitas assumiram as administrações municipais em todo o Brasil, enfrentando o desafio de promover o desenvolvimento e resolver questões urgentes, como saúde, educação, segurança e mobilidade. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), com 72 anos de atuação, destaca as principais áreas que exigem atenção.
Cláudia Ferraz, Superintendente Geral do IBAM, aponta que a segurança pública será uma prioridade nas novas gestões, uma vez que a violência está intimamente ligada à desigualdade social e à precariedade das famílias, inclusive em situações de rua. "Cada prefeito precisará enfrentar o déficit habitacional, planejando moradias que contemplem escolas, postos de saúde e transporte público", explica Cláudia, reforçando que o planejamento urbano deve ser holístico e integrado.
A educação e a saúde seguem como desafios cruciais, exigindo maior investimento. Além disso, a mobilidade, com foco na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), acessibilidade e transporte público de qualidade, será uma missão importante para os novos gestores. "Historicamente, o transporte público é precário e deficitário, o que torna sua melhoria urgente", alerta.
Responsabilidade fiscal
Outro ponto destacado é a responsabilidade fiscal. Com o aumento das despesas obrigatórias, será necessário equilíbrio orçamentário, além da adaptação à reforma tributária, que trará mudanças na arrecadação municipal, com a substituição do ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Meio Ambiente
Por fim, o IBAM enfatiza a importância de políticas de prevenção e mitigação de desastres climáticos, como enchentes e desmoronamentos de encostas, que devem estar na agenda das prefeituras. "Todos os municípios precisam estar preparados para os impactos das mudanças climáticas", conclui Cláudia.