Com a compra de R$ 716 milhões, o Supermercados BH assume o controle de 54 supermercados Bretas, incluindo uma unidade de atacarejo em Patrocínio, onde a mudança pode gerar reestruturações.
Foto: Bretas e Supermercados BH/Reprodução
Supermercados BH adquire rede Bretas, fundada na década de 50 no interior de Minas.
Da redação da Rede Hoje
Com o maior faturamento do setor entre as empresas de Minas Gerais, o Supermercados BH amplia sua atuação com a aquisição do braço mineiro da rede Bretas, fundada na década de 50 no interior do Estado. A negociação, no valor de R$ 716 milhões, foi oficializada na noite de sexta-feira (07/02) pela Cencosud, multinacional chilena que controlava a marca Bretas desde 2010.
A transação inclui os 54 supermercados Bretas em Minas Gerais, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição, além de estoques, equipamentos e outras instalações da empresa. No comunicado sobre a venda, a Cencosud não informou se as lojas Bretas passarão a operar sob a marca BH ou se manterão o nome original sob a nova gestão. Já em Goiás, onde existem 26 unidades Bretas, a operação continua normalmente sob a administração da Cencosud.
Patrocínio
Esse movimento também terá impacto na cidade de Patrocínio, onde o Bretas mantém uma unidade de atacarejo. A mudança no controle da marca pode resultar em alterações na operação da loja, que passaria a ser administrada pelo Supermercados BH, podendo haver reestruturações ou até mesmo a adaptação do nome da unidade.
O acordo ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que analisa negócios de grande porte no mesmo setor para assegurar a livre concorrência e prevenir práticas de monopólio.
A aquisição do Bretas fortalece a presença do Supermercados BH no interior de Minas Gerais. Em 2024, a rede abriu 18 novas lojas no Estado, sendo a maioria no interior, abrangendo tanto cidades maiores, como Uberlândia, quanto municípios menores, como Rio Casca, com menos de 13 mil habitantes.
De acordo com os dados mais recentes de 2023, a rede faturou R$ 17 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o que a posiciona como a quinta maior do país e a líder em Minas Gerais. No Brasil, o Carrefour lidera o setor com R$ 115,45 bilhões em receita naquele ano.