Kaio Jorge marca três vezes, assume a artilharia do Brasileirão e garante vitória por 4 a 1; Matheus Pereira completa 100 jogos com a camisa celeste


Kaio Jorge, do Cruzeiro, brilha contra o Grêmio e assume a artilharia do Brasileiro (Fotos: Gustavo Martins/Cruzeiro)
Da Redação da Rede Hoje

O Cruzeiro venceu o Grêmio por 4 a 1 neste domingo (13), no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time comandado por Leonardo Jardim chegou a 27 pontos e manteve a vice-liderança da competição, empatado em pontuação com o Flamengo. A vitória amplia a invencibilidade da equipe para 13 jogos consecutivos em competições oficiais.

Durante a sequência, o time celeste soma nove vitórias e quatro empates, com 23 gols marcados e apenas cinco sofridos. A série teve início no triunfo sobre o Vasco, no Parque do Sabiá, e inclui jogos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. A atual invencibilidade é a maior desde 2022, ano do acesso à Série A.

No jogo contra o Grêmio, o Cruzeiro dominou amplamente as ações desde o início. O time abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo com Kaio Jorge, após assistência de Matheus Pereira. Pouco depois, aos 32, o zagueiro Lucas Villalba ampliou de cabeça, em cobrança de escanteio. O domínio continuou na etapa final, com mais dois gols de Kaio Jorge: o segundo em chute cruzado aos 8 minutos e o terceiro em jogada coletiva aos 31. O Grêmio descontou com André, aos 18 minutos do segundo tempo, após falha defensiva do time mineiro.

A equipe celeste terminou o jogo com 56% de posse de bola, 18 finalizações (10 no alvo) e sete escanteios. O Grêmio, por sua vez, teve 44% da posse, finalizou 9 vezes (3 no alvo) e cometeu 15 faltas. O Cruzeiro ainda acertou duas bolas na trave e teve 87% de precisão nos passes. A intensidade na marcação e o entrosamento ofensivo foram destaques da atuação da equipe de Jardim.

O destaque da partida foi Kaio Jorge, que marcou três vezes e assumiu a liderança isolada da artilharia do Brasileirão, agora com 11 gols. O atacante balançou as redes aos 24 minutos do primeiro tempo, aos 8 e aos 31 do segundo tempo. Lucas Villalba também marcou para o Cruzeiro. André fez o gol de honra do Grêmio.

Matheus Pereira e Villalba também tiveram noite especial: o meia completou 100 jogos e o zagueiro fez o primeiro gol com a camisa celeste.
A noite também foi especial para Matheus Pereira, que completou 100 partidas com a camisa celeste. O meia deu duas assistências para gols de Kaio Jorge e chegou a 21 passes para gol com a camisa do Cruzeiro. Desde sua chegada, em 2023, o jogador tornou-se um dos principais nomes da equipe. Com contrato até 2026, o clube já planeja renovar o vínculo para evitar saída por pré-contrato.

O próximo compromisso do Cruzeiro será contra o Fluminense, na quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro 4 x 1 Grêmio

Cruzeiro: Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira (Bolasie), Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Igor Serrote), Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves; Villasanti e Alex Santana; Cristaldo (Edenílson), Alysson (Monsalve) e Amuzu (Aravena); Arezo (André). Técnico: Mano Menezes

Gols: Kaio Jorge, aos 24’1ºT (Cruzeiro); Lucas Villalba, aos 32’1ºT (Cruzeiro); Kaio Jorge, aos 8’2ºT (Cruzeiro); André, aos 18’2ºT (Grêmio); Kaio Jorge, aos 31’2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Kaiki, Christian, Lucas Silva, Gabigol (Cruzeiro); Alex Santana, Kannemann (Grêmio)

Público: 31.668 torcedores

Renda: R$ 1.777.185,00

Data: 13 de julho de 2025 (domingo)

Horário: 20h30 (de Brasília)

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)

VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)


Todas as notícias