Press ESC to close

Copinha | Cruzeiro vence o Grêmio de virada e garante vaga na final da Copinha contra São Paulo ou Ibrachina

Baptistella comemora gol pelo Cruzeiro (Foto: Igor Garcia)

Crias da Toca mantêm aproveitamento total e aguardam definição entre São Paulo e Ibrachina.

Da Redação da Rede Hoje

O Cruzeiro garantiu a classificação para a grande final da Copa São Paulo de Futebol Júnior após vencer o Grêmio. A partida terminou com o placar de 3 a 2 para o time mineiro no estádio Joaquim de Morais Filho. O confronto realizado em Taubaté foi marcado por uma virada conquistada pelos jovens talentos conhecidos como Crias da Toca. Os gols da vitória cruzeirense foram marcados pelos atletas Baptistella e Eduardo Pape além do volante Murilo Rhikman. O jogador Harlley balançou as redes duas vezes para a equipe gaúcha durante os 90 minutos de jogo.

A equipe celeste mantém o desempenho de 100% de aproveitamento em toda a trajetória da atual edição da competição nacional. O time aguarda agora a definição do adversário que enfrentará na disputa pelo título máximo do futebol de base. O outro finalista sairá do confronto entre as equipes do São Paulo e do Ibrachina nesta quinta feira dia 22. O jogo decisivo da outra semifinal está agendado para o estádio do Morumbi a partir das 21h30 deste dia. A Federação Paulista de Futebol ainda deve confirmar a data e o local da grande decisão final.

O técnico Mairon César contou com o retorno de 8 atletas importantes que estavam integrados ao elenco profissional do clube. Entre os reforços que voltaram para a base estão o zagueiro Kaiquy Luiz e o lateral direito Nicolas Pontes hoje. Também foram relacionados o lateral William Fernando e os meio campistas Rhuan Gabriel junto com o jovem volante Murilo Rhikman. Os atacantes Fernando e Rayan Lelis completam a lista de jogadores que serviram ao time principal no Campeonato Mineiro. Todos esses atletas iniciaram o clássico contra o Grêmio entre os titulares escalados para o duelo.

O início da partida foi desfavorável para o Cruzeiro que sofreu o primeiro gol logo aos 6 minutos iniciais. O atacante Harlley aproveitou o cruzamento de João Borne para finalizar de primeira e abrir o placar para os gaúchos. A reação mineira aconteceu rapidamente aos 9 minutos com uma jogada individual construída pelo lado esquerdo do campo ofensivo. Após cruzamento de Fernando a bola sobrou para Baptistella que finalizou para empatar o jogo após revisão do VAR. O árbitro de vídeo confirmou que a bola ultrapassou totalmente a linha de meta do goleiro adversário.

Decisão da semifinal

Mesmo com o domínio das ações pelo Cruzeiro o Grêmio conseguiu retomar a vantagem em um contra ataque muito rápido. O camisa 10 João Borne serviu novamente o atacante Harlley que marcou um belo gol de fora da área. Aos 28 minutos do primeiro tempo o time gaúcho estabeleceu o placar de 2 a 1 antes do intervalo. O goleiro Vitor Lamounier não conseguiu alcançar a finalização precisa do atacante adversário que estava em uma noite inspirada. O Cruzeiro precisou se organizar taticamente para buscar a nova reação necessária durante a segunda etapa regulamentar.

Na volta do intervalo a pressão cruzeirense aumentou significativamente em busca do gol que traria o empate ao marcador. A insistência da equipe mineira foi premiada aos 29 minutos com uma finalização de Eduardo Pape de 16 anos. O jovem dominou a bola fora da grande área e acertou um chute potente para vencer o goleiro João Victor. O lance trouxe novo ânimo para os jogadores celestes que passaram a acreditar na virada nos minutos finais. O Grêmio se fechou defensivamente tentando levar a decisão da vaga para a disputa de cobranças de pênaltis.

Cabuloso finalista

A virada definitiva do Cruzeiro ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo através de um lance considerado totalmente improvável no jogo. O volante Murilo Rhikman tentou realizar um cruzamento para a área mas a bola tomou a direção do gol gremista. O arqueiro gaúcho foi surpreendido pela trajetória da bola que entrou direto na rede selando a classificação para a final. Os jogadores do banco de reservas invadiram o campo para comemorar o terceiro gol que garantiu a vitória. O Cruzeiro administrou a vantagem mínima até o encerramento do confronto pelo árbitro principal da semifinal paulista.

Outro finalista sai neste quinta

O São Paulo enfrenta o Ibrachina nesta quinta feira pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior no Morumbi. O time tricolor ostenta um dos melhores ataques do torneio com 21 gols marcados e busca o seu sexto título. O vencedor deste confronto garantirá a vaga na grande decisão para enfrentar a equipe do Cruzeiro na finalíssima. Paulinho Venuto é o principal destaque individual do elenco de Cotia com a marca de 5 gols marcados nesta edição. A partida terá início às 21h30 com transmissão ao vivo para todo o território nacional através da Cazé TV.

O Ibrachina chega como a grande surpresa da competição após eliminar equipes tradicionais como Palmeiras e também o Internacional. O clube fundado há apenas 5 anos na Mooca alcançou a fase semifinal pela primeira vez em sua história. A equipe aposta na eficiência do atacante Enrico Bernardes e na segurança do promissor goleiro Gabriel Sena hoje. O técnico prioriza a organização defensiva para explorar os contra ataques rápidos contra o atual campeão do torneio. O duelo marca o encontro entre a tradição de uma base vitoriosa e a ascensão meteórica de um projeto novo.

Ficha técnica do jogo

CRUZEIRO (Finalista) 3 x 2 GRÊMIO (eliminado)

Cruzeiro: Vitor Lamounier; Nicolas Pontes, Kaiquy Luiz, Pedrão e William Fernando; Murilo Rhikman, Rhuan Gabriel e Baptistella (Eduardo Pape); Rayan Lelis, Fernando e Arthur Viana. Técnico: Mairon César.

Grêmio: João Victor; Igor, Viery, Athos e Wesley; Josué, Kaick e João Borne; Harlley, Jardiel e Gustavo Nunes. Técnico: Airton Fagundes.

Gols: Baptistella aos 9 do 1T, Eduardo Pape aos 29 do 2T e Murilo Rhikman aos 36 do 2T (Cruzeiro); Harlley aos 6 do 1T e aos 28 do 1T (Grêmio).

Motivo: Semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026.

Local: Estádio Joaquim de Morais Filho, Taubaté (SP).

Data e horário: 21 de janeiro de 2026, às 21h30.

@redehoje
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.