Evento em todo o país aborda preservação ambiental e racismo ambiental; programação  de Patrocínio acontece no Museu Professor Hugo Machado da Silveira


Mais de mil instituições no Brasil participam da 19ª Primavera dos Museus, que neste ano traz o tema “Museus e Mudanças Climáticas” (Foto: Agencia Brasil)
Da Redação da Rede Hoje

A 19ª Primavera dos Museus começou nesta segunda-feira (22) em todo o Brasil, com evento de abertura em Brasília. Mais de mil instituições participam desta edição, que reúne cerca de 2.300 atividades em todas as regiões do país com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”.

Em Patrocínio, a Fundação Casa da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizam a programação local no Museu Professor Hugo Machado da Silveira. As atividades incluem palestras, visitas guiadas e exposições abertas ao público.

A abertura oficial em Patrocínio será no dia 23, às 14h, com apresentação cultural do professor Eliezer e palestra de Andreia Vargas. Durante a semana, estudantes de várias escolas terão visitas e palestras sobre “A Importância da Preservação Ambiental e Pequenas Ações Sustentáveis”.

A programação também será aberta à comunidade em geral, que poderá acompanhar as atividades no museu. Entre os destaques, de 23 a 30 de setembro, acontece a exposição “O Cerrado Patrocinense precisa ser preservado”, que apresenta a história cultural da vegetação local por meio de imagens e vídeos.

Na abertura nacional, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, representou a ministra Margareth Menezes. Ele destacou que os museus podem contribuir no combate às mudanças climáticas e servir como espaços de diálogo para buscar alternativas justas.

Segundo o governo, os museus também podem dar visibilidade às injustiças sociais nos desastres ambientais, conhecidas como racismo ambiental. Estudos indicam que 100% dos desastres no Brasil ocorrem em áreas habitadas, em sua maioria, por populações negras, indígenas ou periféricas.

Na ocasião, foi lançada a Carta do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas. O documento traz diretrizes para a proteção do patrimônio material e imaterial brasileiro diante dos impactos da crise climática, elaborado em processo colaborativo iniciado em 2023 com consultas a comunidades tradicionais.

O presidente do Conselho Internacional de Museus no Brasil, Diego Bevilaqua, ressaltou que a carta traz elementos concretos para orientar a atuação dos museus em relação às políticas climáticas.

A 19ª Primavera dos Museus segue até o dia 28 de setembro, com exposições, palestras, exibições de filmes, ações educativas, saraus, gincanas e oficinas em diferentes estados do país.


Todas as notícias