Ele vai, mas sua história fica conosco.



Luiz Antônio Costa

Patrocínio perdeu neste sábado, 2 de setembro de 2023, Humbertão (atualmente conhecido como Betão). Grande zagueiro do Ferroviário que jogou com Dedão e Gato Branco (os irmãos que foram disputar competições profissionais em São Paulo e Goiás e jogaram pelo mágico Flamengo  (Véio do Didino de Patrocínio), CAP e Patrocínio Esporte). Grande zagueiro do Ferroviário — formava dupla primeiro com Antônio Andrade, depois Dusreizão e Carlos Ibrahim Daura — e fez parte de um time histórico que tinha Dedão (depois vieram Bolão e Caçapa) no gol; Gurila, Gato, Loloso, Tuíra, Tim, Geovane, Zé Roberto, Dão, Bum, Célio Luiz, etc.

Zagueiro grande de estilo elegante, contudo não deixava de dar suas entradas viris, o que intimidava os atacantes. Era tão bom que em todo período que jogava foi titular do famoso esquadrão criado por Martimiamo da Silva (que era um ferroviário e pais de dois craques do próprio time: Dedão — que além do Ferró, jogou no CAP, Patrocínio Esporte e América de Rio Preto-SP — e Gato Branco — que jogou no CAP, Patrocínio Esporte e foi campeão Goiano pelo CRAC de Catalão).

Seu nome Humberto Eustáquio Duarte. Ele tinha 70 anos e há bastante tempo vinha lutando contra o câncer. Era funcionário do Unicerp, onde era respeitado e querido.

Posso falar de cadeira de Humbertão. Fui seu colega na escola e na bola. Eu era goleiro do cascudo do Ferroviário e tinha grande admiração especialmente pela defesa do clube. E na escola, estudávamos no grupo João Beraldo. Posso dizer que meu amigo era também meu protetor. Nós morávamos no mesmo bairro (Alto da Estação).

O Betão já tinha um porte físico avantajado e eu, baixinho e gordo (meu apelido era Luiz Bolão, ainda hoje muitos companheiros da época me chamam assim), apanhei de um colega. O Humbertão saiu em minha defesa e disse que a partir daquele momento quem me agredisse teria que ver com ele. Crescemos, cada um foi pro seu lado, mas tive a vida inteira esta dívida de gratidão com ele. E manifestei isso.

Por tudo isso: colega de infância, de escola e de time, sinto bastante sua morte. Lamento a partida do amigo. Mas, o esporte também deve a ele e a todo o time do Ferroviário dos anos 1970, muito do seu sucesso.

Á família, especialmente esposa Vera Lúcia Silva Duarte e filhos, Humberto Júnior, Jefferson, Cássio; às noras, netos e demais parentes, meus sinceros pêsames.

Humbertão foi sepultado neste domingo, 03/09/2023 às 10h no Cemitério Municipal de Patrocínio. Ele vai, mas sua história fica conosco.


Todas as notícias