Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado inicia recebimento de amostras para Concurso de Qualidade de Cafés Especiais
As amostras enviadas para a Etapa Expocacer deverão seguir os critérios estabelecidos no regulamento do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. Foto: divulgação | Expocacer
Da redação da Rede Hoje
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) deu início à busca pelos melhores cafés do Cerrado Mineiro da safra 2024/2025. O concurso de qualidade, conhecido como Etapa Campeões Expocacer, abriu oficialmente o recebimento de amostras de cafés especiais que disputarão o renomado Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que este ano celebra sua 12ª edição.
A Etapa Campeões Expocacer faz parte do Prêmio Região do Cerrado Mineiro e tem como objetivo promover e valorizar os microlotes de cafés especiais produzidos pelos cooperados, incentivando a excelência e reconhecendo o esforço dos produtores.
Os cooperados da Expocacer poderão enviar suas amostras gratuitamente até o dia 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, diretamente na Central de Atendimento ao Cooperado (CAC). Os lotes serão avaliados em três categorias: Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida, seguindo um processo rigoroso de confirmação de inscrição, codificação das amostras e análises sensoriais.
A cerimônia de premiação da Etapa Expocacer está marcada para o dia 31 de outubro, quando também serão anunciados os finalistas que concorrerão ao 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, previsto para novembro.
“Estamos sempre em busca de novas possibilidades, superando desafios e destacando a excelência dos cafés produzidos por nossos cooperados. A cada edição, a Etapa Expocacer revela a qualidade excepcional dos nossos cafés, que se destacam em concursos regionais, nacionais e internacionais. Nosso objetivo é continuar inspirando uma cafeicultura inovadora e impactante,” afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.
Sandra também destacou o otimismo em relação à qualidade das amostras que serão recebidas. “Os cooperados estão focados em produzir com excelência, otimizando os processos de pós-colheita. Estamos confiantes nos resultados, especialmente devido ao sucesso do Programa Essências da Expocacer, que tem revelado novos talentos e tesouros no universo dos cafés especiais, inclusive de produtores que nunca haviam participado de concursos.”
As amostras enviadas para a Etapa Expocacer deverão seguir os critérios estabelecidos no regulamento do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, disponível no site: www.cerradomineiro.org/premio.
Programa Essências
O Programa Essências, desenvolvido pela Expocacer, integra um conjunto de iniciativas que visam fornecer conhecimento, suporte e novas ferramentas para o crescimento e aprimoramento do trabalho dos cooperados. Através deste programa, a cooperativa oferece assessoria personalizada nos processos de pós-colheita, ajudando a evidenciar a qualidade dos cafés produzidos.
Com o Essências, a Expocacer conseguiu ampliar o número de produtores focados na qualidade, elevando as expectativas de novos vencedores na premiação deste ano.
Fonte: Ascom Expocacer – Anna Lívia Leal