O café é fruto do trabalho de produtores do Cerrado Mineiro capacitados pelo Sebrae Minas, através da plataforma Educampo
Crédito FotoS: Unidade Marketing e Comunicação | Stark Tecnologia e Facilities Ltda
A missão organizada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado integra a campanha "A Verdade é Rastreável", que busca destacar a origem e a rastreabilidade do café produzido na região.
Da redação da Rede Hoje
O primeiro café regenerativo do mundo, o Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro, será apresentado em Milão, Itália, hoje, dia 1º de outubro, em celebração ao Dia Internacional do Café. Lançado no final de 2023 pela illycaffè, o café é fruto do trabalho de produtores do Cerrado Mineiro capacitados pelo Sebrae Minas, através da plataforma Educampo. A missão organizada pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado integra a campanha "A Verdade é Rastreável", que busca destacar a origem e a rastreabilidade do café produzido na região.
Os produtores participarão de uma série de eventos na Itália para promover a qualidade e autenticidade da Indicação Geográfica (IG) da Região do Cerrado Mineiro, que conquistou a modalidade Denominação de Origem. Durante a roadshow, os cafeicultores terão a oportunidade de divulgar o modelo sustentável praticado em suas propriedades e apresentar os avanços em termos de adaptação, mitigação e regeneração ambiental implementados no cultivo.
O Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro é resultado da parceria entre o Sebrae Minas e 12 fazendas do Cerrado Mineiro atendidas pelo Educampo/Expocacer, que buscaram a Certificação em Agricultura Regenerativa. De acordo com Marcos Alves, gerente do Sebrae Minas, o café regenerativo é um exemplo de como a sustentabilidade pode ser aplicada na produção cafeeira, mostrando que é possível unir práticas agrícolas inovadoras com alta qualidade.
A missão conta com o apoio de diversas cooperativas e associações da região e será liderada por Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, acompanhado por representantes do Sebrae e das cooperativas envolvidas. Durante a estadia na Itália, a missão terá encontros estratégicos com torrefadores e importadores, visando expandir o alcance do café do Cerrado Mineiro no mercado internacional.
A Região do Cerrado Mineiro, com mais de 50 anos de história, é uma das principais áreas produtoras de café do Brasil.
Em Milão, os produtores participarão de um evento na Cafeteria Cafezal, uma rede especializada em cafés de alta qualidade. Em Florença, o encontro será na Ditta Artigianale, renomada rede de cafeteria comandada por Francesco Sanapo, tricampeão italiano de Barismo. Já em Roma, a missão será recebida na Embaixada Brasileira, onde ocorrerá uma apresentação da diretora executiva da Organização Internacional do Café e um representante da illycaffè.
A Região do Cerrado Mineiro, com mais de 50 anos de história, é uma das principais áreas produtoras de café do Brasil. Com 4,5 mil cafeicultores distribuídos em 55 municípios, o Cerrado Mineiro é responsável por 12,7% da produção nacional de café e se destaca pela alta qualidade de suas bebidas, cultivadas em altitudes entre 800 e 1.300 metros, em um clima com estações bem definidas.