As pautas resumidas em poucas frases, dificultam o entendimento completo sobre o conteúdo dos projetos, prejudicando a cobertura jornalística e a divulgação precisa das proposições.

Crédito Foto: reprodução CMP

O vereador Odirlei Magalhães (DC) levou à discussão uma importante demanda da imprensa local.


Da redação da Rede Hoje

Na 39ª reunião da Câmara Municipal de Patrocínio, realizada nesta terça-feira, 5 de novembro, o vereador Odirlei Magalhães (DC) levou à discussão uma importante demanda da imprensa local. O jornalista Luiz Antônio Costa, da Rede Hoje, fez um apelo para que a Câmara Municipal forneça mais transparência nas pautas das reuniões, especialmente no que diz respeito aos projetos em discussão.

De acordo com o jornalista, as pautas, muitas vezes resumidas em poucas frases, dificultam o entendimento completo sobre o conteúdo dos projetos, prejudicando a cobertura jornalística e a divulgação precisa das proposições. "É muito difícil, com apenas duas ou três frases, saber o que realmente está sendo proposto. Isso compromete a qualidade da informação que chega à população", destacou Luiz Antônio Costa na conversa com o parlamentar.

O vereador Odirlei Magalhães demonstrou apoio à solicitação do jornalista e reforçou a importância de uma comunicação clara e acessível entre a Câmara e a imprensa. "Achei bastante coerente a preocupação do jornalista Luiz Antônio, em nome de toda a imprensa, para que a Câmara disponibilize os projetos na íntegra. Isso ajudaria a imprensa a ter um subsídio maior, proporcionando mais clareza nas informações que estão sendo apresentadas e discutidas aqui", afirmou Odirlei.

O vereador explicou ainda que, segundo relato de Luiz Antônio, a única forma de obter o conteúdo completo dos projetos seria solicitando diretamente à Secretaria da Câmara, o que, por vezes, causa atrasos devido à sobrecarga de trabalho da equipe administrativa. Essa demora pode resultar em uma divulgação imprecisa, o que prejudica a compreensão pública sobre os projetos e as decisões da Câmara.

Projetos rejeitados: Comissões

Odirlei também destacou outro ponto levantado pelo jornalista: a falta de transparência em relação aos pareceres das comissões da Câmara, especialmente quando projetos são rejeitados. Luiz Antônio Costa apontou que a ausência de explicações detalhadas nas pautas sobre o motivo das rejeições dificulta a comunicação com o público. O vereador concordou com a necessidade de que essas informações sejam incluídas nas pautas, permitindo à imprensa transmitir ao público uma visão mais precisa do processo legislativo. "Se as informações forem claras e completas, a população poderá avaliar melhor as propostas e as decisões dos vereadores", enfatizou Odirlei.

A crítica também envolveu a possibilidade de manipulação das informações pela imprensa, caso não haja clareza nos dados disponibilizados. O vereador alertou que, quando os assuntos não são devidamente esclarecidos, há o risco de que a imprensa, dependendo da conduta do veículo, apresente uma visão distorcida da realidade.

Ao final, Odirlei Magalhães concluiu sua fala dizendo que a Câmara, sendo a "casa do povo", deve garantir que todos os projetos e decisões de interesse público sejam divulgados de maneira integral e transparente. "Não há razão para não se fornecer a informação completa à população. A transparência é essencial para o bom funcionamento da democracia", finalizou o vereador.

A solicitação feita pela Rede Hoje em nome da imprensa local permanece em pauta, e a expectativa é de que a Mesa Diretora da Câmara tome providências para melhorar a comunicação com a mídia e, por consequência, com a população de Patrocínio.


Todas as notícias