Confira as principais recomendações que podem fazer toda a diferença na sua jornada, segundo o diretor de sinistros de uma das principais companhias de seguro de automóvel do país.

Foto: TobiasBrunner
 | Pixabay


Antes de viajar, verifique os pneus, incluindo o estepe, e faça a calibração de acordo com as especificações do manual do veículo. Itens essenciais como triângulo, macaco e chave de roda devem estar no carro.

Da redação da Rede Hoje

Com a chegada das festas de final de ano, milhares de motoristas se preparam para pegar as estradas de Minas Gerais em direção a destinos para celebrar o Natal e o Réveillon. Para garantir uma viagem tranquila e segura, é essencial adotar algumas medidas de precaução. Confira as principais recomendações que podem fazer toda a diferença na sua jornada. As dicas são de Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros, uma das principais companhias de seguro de automóvel do país.

"Além de checar se a revisão do veículo está em dia, há outras medidas que devem ser adotadas não só para a segurança do motorista, mas também dos passageiros", afirma Marlon Teixeira

Revisão do carro é indispensável

Antes de viajar, verifique os pneus, incluindo o estepe, e faça a calibração de acordo com as especificações do manual do veículo. Itens essenciais como triângulo, macaco e chave de roda devem estar no carro. Além disso, é fundamental revisar o sistema de suspensão, faróis, freios, níveis de óleo e fluídos, o sistema elétrico e o funcionamento do limpador de para-brisa.

Celular e distrações: perigo constante

Evitar o uso do celular ao volante é imprescindível. Estudos indicam que o risco de acidentes aumenta em 50% com distrações como mensagens de texto ou operação do computador de bordo. Se precisar usar o telefone, pare em local seguro antes.

Cuidado com a iluminação

Dirigir nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer pode ser desafiador devido aos raios solares que ofuscam a visão. Utilize quebra-sol, óculos escuros e ajuste o espelho retrovisor para minimizar o desconforto. À noite, mantenha os faróis em bom estado e sempre acesos nos túneis para facilitar a adaptação visual.

Distância de segurança é essencial

Manter distância segura do veículo à frente permite tempo de reação em situações inesperadas, especialmente em condições adversas como chuva e neblina. A recomendação é observar um intervalo de pelo menos dois segundos entre o seu carro e o da frente, aumentando-o em caso de pista molhada.

Cuidados em trechos alagados

As chuvas de verão podem causar alagamentos repentinos. Se enfrentar um trecho alagado, reduza a marcha, mantenha baixa velocidade e rotação constante para melhorar a aderência do veículo.

Cinto de segurança: indispensável em todo trajeto

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, incluindo os passageiros do banco traseiro. Essa prática simples pode reduzir em até 75% o risco de lesões graves em acidentes.

Seguindo essas orientações, sua viagem tem tudo para ser mais confortável e segura. Lembre-se: prudência no trânsito salva vidas.


Todas as notícias