A principal iniciativa foi a reestruturação das escalas médicas, combinando plantonistas experientes e novos profissionais para formar equipes equilibradas.
Foto: Secom | PMP
O Pronto Socorro de Patrocínio aplica o protocolo Mancheter que garante maior agilidade no atendimento de pacientes em condições críticas, segundo a Secom
Da redação da Rede Hoje
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou medidas para reorganizar o atendimento no Pronto Socorro Municipal, com o objetivo de reduzir filas e otimizar os serviços. A principal iniciativa foi a reestruturação das escalas médicas, combinando plantonistas experientes e novos profissionais para formar equipes equilibradas.
De acordo com o novo planejamento, as escalas funcionam com quatro plantonistas na recepção e um na emergência durante o dia, totalizando cinco médicos. À noite, são três na recepção e um na emergência, somando quatro médicos. A partir da próxima semana, o atendimento diurno será reforçado com a inclusão de mais um plantonista.
Além das mudanças na escala, a equipe do Pronto Socorro participa de reuniões periódicas para revisar e aprimorar os processos internos. Essas discussões têm como foco a eficiência e o cumprimento do Protocolo de Manchester, sistema que prioriza casos mais graves.
Na última sexta-feira (9), a unidade registrou o atendimento de 330 pessoas, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comunicação (Secom). A aplicação do protocolo garante maior agilidade no atendimento de pacientes em condições críticas, segundo a nota oficial.
As alterações visam não apenas otimizar o fluxo de atendimento, mas também preparar a unidade para o aumento na demanda, comum em períodos de maior incidência de doenças sazonais. A Secretaria informou que continuará avaliando os resultados para realizar ajustes, caso necessário.