Teve de tudo na emoção do confronto: expulsão de atleta do Boca muito cedo, gols cruzeirenses, reação do Boca e a vitória consagradora nos penaltis
Da redação da Rede Hoje
O Cruzeiro garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana após vencer o Boca Juniors na última cobrança dos pênaltis. No jogo realizado na quinta-feira, 22 de agosto de 2024, no Mineirão, a equipe celeste enfrentará o Libertad, do Paraguai, na próxima fase do torneio.
Com mais de 58 mil torcedores presentes, o Cruzeiro teve a chance de definir a partida ainda no primeiro tempo, aproveitando a vantagem numérica com menos de um minuto de jogo. A equipe chegou a abrir 2 a 0, um placar que parecia confortável para a classificação, mas permitiu que Giménez diminuísse no final da primeira etapa. No segundo tempo, o Cruzeiro não conseguiu manter o ritmo e o jogo foi para os pênaltis, onde Merentiel, na última cobrança, desperdiçou a chance de empatar para o Boca Juniors, dando a classificação para a Raposa.
Expulsão em 19 segundos
Com apenas 19 segundos de partida, o Boca Juniors ficou com um jogador a menos. Advíncula, após entrada dura em Lucas Romero, foi expulso com cartão vermelho direto, após revisão do VAR. O Mineirão foi ao delírio, e o Cruzeiro aproveitou a vantagem para abrir o placar aos 8 minutos. Lautaro Díaz roubou a bola e, após um chute de Matheus Pereira, o rebote foi aproveitado por Matheus Henrique, que marcou para a Raposa.
Aos 18 minutos, uma falha na defesa celeste quase custou caro, mas Zenón, do Boca, perdeu a chance de empatar. Na sequência, o Cruzeiro foi ao ataque e, após escanteio cobrado por Matheus Pereira, Wallace acertou um belo chute e fez 2 a 0 aos 20 minutos.
O Cruzeiro continuou pressionando, mas sofreu um revés aos 47 minutos do primeiro tempo, quando Giménez aproveitou uma falha defensiva e reduziu o placar para 2 a 1.
No segundo tempo, o Cruzeiro não conseguiu manter o ritmo e viu o Boca Juniors criar algumas oportunidades. Aos 46 minutos, Romero fez uma defesa incrível em um voleio de Lautaro Díaz. No entanto, o Cruzeiro não conseguiu ampliar e o Boca também não conseguiu empatar antes do fim do tempo regulamentar, levando a partida para os pênaltis.
Pênaltis
No confronto decisivo, o Cruzeiro iniciou a série com William, que marcou com categoria. Rojo empatou para o Boca, mas Matheus Henrique colocou a Raposa novamente à frente. Lema igualou para o Boca e Marlon fez o terceiro para o Cruzeiro. Blanco também converteu para os argentinos, e Dinenno colocou o Cruzeiro na frente com um gol no canto direito. Figal empatou novamente para o Boca, mas Barreal marcou o quinto pênalti para o Cruzeiro. Na última cobrança, Merentiel mandou a bola por cima do gol, garantindo a classificação do Cruzeiro.
Ficha Técnica
Cruzeiro 2 (5) x (4) 1 Boca Juniors
Motivo: Oitavas de final da Sul-Americana - volta
Data: 22 de agosto de 2024 (quinta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Marlon); Wallace, Lucas Romero (Barreal), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Dinenno. Técnico: Fernando Seabra.
Boca Juniors: Sergio Romero; Advíncula, Lema, Rojo e Blanco; Pol Fernández (Belmonte), Medina, Martegani (Figal) e Zenón (Medel); Merentiel e Giménez (Saracchi). Técnico: Diego Martínez.
Árbitro: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por Jhon Leon (COL) e Jhon Gallego (COL)
VAR: Juan Lara (COL)
Cartões vermelhos: Advíncula, Pol Fernández, Zenón (Boca Juniors)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Matheus Pereira, Matheus Henrique, Villalba (Cruzeiro); Blanco, Zenón, Pol Fernández, Giménez (Boca Juniors)
Gols: Matheus Henrique, aos 8'; Wallace, aos 20', 1º tempo (Cruzeiro); Giménez, aos 47', 1º tempo (Boca Juniors)