A CBF determinou que o jogo, agendado para quarta-feira (4), às 21h30, será realizado com portões fechados por questões de segurança; governo mineiro promete acionar a Justiça.
Foto: divulgação | Mineirão
Mineirão pode ter os portões fechados nesta quarta-feira
Da redação da Rede Hoje
A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro promete ser decisiva para Cruzeiro e Palmeiras, mas um Mineirão vazio marcará a partida entre as equipes. Por questões de segurança, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que o jogo, agendado para quarta-feira (4), às 21h30, será realizado com portões fechados.
O Cruzeiro enfrentou o Bragantino neste domingo (30), empatando em 1 a 1. O resultado foi ruim para ambos os lados: o time paulista perdeu a oportunidade de fugir da zona de rebaixamento, enquanto os mineiros permanecem fora do G8. Eduardo Sasha, ex-jogador do Atlético-MG, abriu o placar para o Bragantino, enquanto Ramiro empatou para o Cruzeiro no fim do segundo tempo, mantendo viva a esperança celeste de ainda conquistar uma vaga para a Libertadores de 2025.
Medida de Segurança
A decisão, anunciada neste domingo (1º), veio após recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em razão de episódios recentes de violência envolvendo torcidas organizadas. No dia 27 de outubro, membros da torcida Mancha Verde, do Palmeiras, atacaram um ônibus da Máfia Azul, do Cruzeiro, em Mairiporã (SP), resultando em uma morte e mais de 20 feridos.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), criticou a atitude da CBF em determinar o jogo sem a presença de torcedores. Em entrevista à rádio Itatiaia, Simões declarou ser contra a decisão da entidade e revelou que o Governo de Minas judicializou a questão na tentativa de reverter a medida. “Fiquei sabendo pela imprensa. E já judicializamos o tema contrário à decisão. Não faz sentido punir os torcedores do Cruzeiro pela barbárie da Mancha Verde”, afirmou.
Momento Decisivo
Dentro de campo, o jogo é crucial para as duas equipes. O Palmeiras, vice-líder com 70 pontos, ainda sonha com o título e precisa de uma vitória para reduzir a diferença para o líder Botafogo, que soma 73 pontos. Já o Cruzeiro volta a buscar uma vaga no G8, mirando a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. O time mineiro enfrenta concorrência direta de Corinthians e Bahia.
Impacto na Torcida
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
A ausência do apoio da torcida será um desafio a mais para o Cruzeiro, que conta com o Mineirão como trunfo em jogos decisivos, ainda mais depois do empate de ontem, que tirou o Cabuloso do G8 do Brasileirão. Já para o Palmeiras, o momento é de foco total na tentativa de superar a pressão e seguir na briga pelo título.
Apesar das circunstâncias adversas, a partida promete ser intensa e carregada de emoção, com ambas as equipes lutando por seus objetivos na reta final do campeonato.