A Raposa enfrentará o América com desvantagens no mando de campo, enquanto o Galo enfrenta o Tombense na outra semifinal. Villa Nova e Aimorés são rebaixados

Imagem: Instagram | FMF


Da redação da Rede Hoje

O Cruzeiro teve uma noite frustrante nesta quarta-feira (12) ao perder para o Democrata-GV, em partida que marcou a estreia de Leonardo Jardim como técnico da equipe. Com o resultado, o time celeste terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro como o terceiro melhor colocado entre os líderes de grupo e agora enfrentará o América na semifinal. O Coelho, que empatou com o Aymorés, garantiu a vantagem de decidir a vaga em casa, já que terminou como o segundo melhor primeiro colocado.

Em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos, a vaga para a final será decidida nas penalidades, mudança em relação aos anos anteriores, quando o critério de desempate era o saldo de gols. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda deve anunciar as datas e horários dos confrontos, mas a tendência é que o primeiro jogo ocorra no próximo sábado (15), já que ambos os times têm compromissos pela Copa do Brasil na semana seguinte.

Atlético

Enquanto o Cruzeiro lamenta a derrota, o Atlético comemora a classificação para a semifinal após vencer o Itabirito por 3 a 0, no Mineirão. Os gols foram marcados por Cuello, Hulk e Deyverson. Com o resultado e a vitória do Tombense sobre o Villa Nova, o Galo terminou em segundo lugar no Grupo A e avançou como a segunda melhor equipe na classificação geral.

Na semifinal, o Atlético enfrentará o Tombense, que terminou a primeira fase com a melhor campanha e terá a vantagem de jogar o segundo jogo em casa. Assim como no confronto entre Cruzeiro e América, o critério de desempate em caso de igualdade na soma dos placares será a disputa de pênaltis.

Datas

A FMF também deve definir em breve as datas e horários dos jogos entre Atlético e Tombense. A expectativa é que o primeiro duelo ocorra no próximo sábado (15), enquanto o segundo jogo da chave, entre Cruzeiro e América, aconteça no domingo (16).

Rebaixados: Aymorés e Villa Nova

Enquanto os quatro times se preparam para as semifinais, Villa Nova e Aymorés lamentam o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro. O Aymorés, que havia conquistado o acesso à elite mineira no ano passado, não conseguiu se manter na primeira divisão após empatar com o América. Já o Villa Nova, que há seis anos era campeão mineiro, foi derrotado pelo Tombense e também caiu para a segundona.

Troféu Inconfidência

Com o fim da primeira fase, o Troféu Inconfidência, competição que reúne os times que não avançaram à semifinal do Mineiro, já conhece seus participantes. Betim, Athletic, Uberlândia e Democrata-GV disputarão o título. O Betim, estreante na elite mineira, enfrentará o Uberlândia, enquanto o Athletic medirá forças com o Democrata-GV. Ambos os confrontos terão o mando de campo definido de acordo com a campanha na primeira fase.

O Uberlândia foi o primeiro campeão do Troféu Inconfidência, em 2020, após o Cruzeiro desistir da final devido à pandemia de Covid-19. Em 2022, o Athletic conquistou o título inédito ao derrotar o Tombense, e no ano passado, o Democrata-GV venceu o Pouso Alegre e garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Além da disputa pelo Troféu Inconfidência, Betim, Democrata-GV e Uberlândia já garantiram vaga na Série D do Brasileirão de 2026. Já o Athletic busca, nesta temporada, o acesso inédito à Série A nacional.

Semifinais

Agora, a atenção se volta para as semifinais do Campeonato Mineiro, que prometem grandes emoções. Cruzeiro e América reeditam um dos clássicos mais tradicionais do futebol mineiro, enquanto Atlético e Tombense duelam em busca de uma vaga na final. Com mudanças nas regras de desempate e a vantagem do mando de campo para alguns times, os confrontos tendem a ser equilibrados e decisivos.

Enquanto isso, os rebaixados Villa Nova e Aymorés já começam a se planejar para a disputa do Módulo II em 2025, com o objetivo de retornar à elite mineira o mais rápido possível.

O Campeonato Mineiro segue com tudo, e os próximos dias serão decisivos para definir os finalistas e, consequentemente, os candidatos ao título estadual deste ano.


Todas as notícias