Alvinegro confirma 50º título estadual e amplia hegemonia em Minas Gerais
Foto: Pedro Souza Atlético
Esse é o 50º título estadual da história atleticana, igualando uma marca que não era atingida desde 1983
Da Redação da Rede Hoje
O Atlético conquistou seu sexto título consecutivo do Campeonato Mineiro neste sábado (15), no Mineirão, em Belo Horizonte. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o América no segundo jogo da final, o Galo garantiu o troféu devido à larga vantagem conquistada na ida, quando goleou o Coelho por 4 a 0. No placar agregado, a equipe alvinegra venceu por 4 a 1.
Esse é o 50º título estadual da história atleticana, igualando uma marca que não era atingida desde 1983, quando o clube também emplacou seis conquistas seguidas.
Domínio atleticano no início
Mesmo com a vantagem de quatro gols, o Atlético começou a partida buscando o ataque. Logo no primeiro lance, Arana desceu pela esquerda e tentou encontrar Rony na área. A pressão inicial do Galo fez o América se recuar, e nos primeiros 10 minutos, o Alvinegro já havia criado duas oportunidades de gol, enquanto o Coelho ainda não havia finalizado.
Equilíbrio e tensão em campo
A partir da metade do primeiro tempo, o jogo se equilibrou, com forte disputa no meio-campo. Um dos duelos mais acirrados foi entre Lyanco, do Atlético, e Jonathas, do América, com muitas faltas e disputas firmes. O Galo teve a melhor chance aos 43 minutos, quando Rony chutou forte para fora. O Coelho respondeu logo depois, mas Miquéias desperdiçou o rebote dentro da área.
Segundo tempo com emoção e gol de honra do América
O Atlético voltou do intervalo pressionando, quase marcando um gol olímpico com Gabriel Menino. Arana também assustou, chutando por cima após passe de Cuello. Mas foi o América que conseguiu abrir o placar: aos 31 minutos, Jonathas acertou belo chute no canto de Everson.
Com o placar agregado ainda favorável, o Galo apenas administrou o jogo até o apito final. Aos 48 minutos, uma confusão entre Adyson e Guilherme Arana resultou na expulsão de ambos.
E agora?
Com o fim do Campeonato Mineiro, as equipes agora voltam suas atenções para o Brasileirão. O Atlético estreia na Série A contra o Grêmio, fora de casa, no dia 29 de março. O América entra em campo entre os dias 19 e 21 de abril, contra o Botafogo-SP, pela Série B.
Ficha técnica: América 1 x 0 Atlético
América: Jori; Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias (Felipe Amaral), Kauã Diniz (Jhosefer) e Yago Santos (Fer Elizari); Figueiredo (Adyson), Fabinho (David Lopes) e Jonathas. Técnico: William Batista.
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Patrick), Gustavo Scarpa (Igor Gomes) e Rubens (Bernard); Tomás Cuello (Deyverson) e Rony (Hulk). Técnico: Cuca.
Gol: Jonathas (31min 2T) para o América
Cartões amarelos: Kauã Diniz, Figueiredo (América); Lyanco (Atlético)
Cartões vermelhos: Adyson (América); Guilherme Arana (Atlético)
Motivo: Segundo jogo da final do Campeonato Mineiro 2025
Data: 15 de março de 2025 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 42.206
Renda: R$ 4.444.355,00
Horário: 16h30 (de Brasília)
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Rafael Traci