
Maiores campeões da história da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam neste domingo (13), às 20h30, no Mineirão. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Da Redação da Rede Hoje
Maiores campeões da história da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam neste domingo (13), às 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca o retorno das equipes à competição após a paralisação para a realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O estádio deve receber cerca de 30 mil torcedores.
O Cruzeiro ocupa a parte de cima da tabela, com 24 pontos somados em 12 rodadas. Sob o comando do técnico Leonardo Jardim, a equipe venceu sete jogos, empatou três e perdeu dois. O time celeste marcou 17 gols, sofreu oito e tem aproveitamento de 66%. Além disso, está invicto há 12 partidas no geral, com oito vitórias e quatro empates.
Já o Grêmio soma 16 pontos. A equipe do técnico Mano Menezes venceu quatro jogos, empatou quatro e perdeu quatro. Marcou 12 gols e sofreu 15, com rendimento de 44%. Fora de casa, o time gaúcho venceu apenas uma vez em cinco jogos e aparece como o 11º melhor visitante do torneio.
No Mineirão, o Cruzeiro apresenta ótimo desempenho. Em seis jogos como mandante, venceu cinco e empatou um, com dez gols marcados e três sofridos. O aproveitamento é de 88,89%. No histórico do confronto no estádio, foram 32 partidas oficiais, com 21 vitórias do Cruzeiro, seis do Grêmio e cinco empates. Um amistoso também foi disputado no local, em 1993, vencido pelos mineiros por 1 a 0.
Transmissão
A partida será transmitida via streaming pela Amazon Prime Vídeo e, em áudio com imagens da narração, no canal Samuca TV, no YouTube. Os comentários serão feitos do estúdio por Pedro Torres e Amanda Buru.
O Cruzeiro contará com o retorno do volante Christian, que cumpriu suspensão na última rodada. Já o meia Eduardo será desfalque após expulsão contra o Vitória. Matheus Henrique segue fora em transição física após cirurgia no joelho.
Pelo lado gremista, Gustavo Cuéllar sofreu lesão muscular e está fora. Dodi cumpre suspensão e será substituído por Villasanti. Cristian Olivera, com queimaduras após acidente doméstico, também desfalca o time. Kannemann, recuperado de gripe, está disponível. O lateral Marlon foi relacionado, mas sua escalação depende de decisão da diretoria devido a cláusula contratual com o Cruzeiro. Braithwaite, com dores no tornozelo, não foi relacionado.
Ficha técnica:
Cruzeiro: Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins, Jemerson, Kannemann (Wagner Leonardo) e Lucas Esteves; Villasanti e Alex Santana; Cristaldo (Camilo/Ronald/Edenilson), Alysson e Amuzu; Arezo. Técnico: Mano Menezes.
Data: domingo, 13 de julho de 2025
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)