A gente vai chegando no fim da vida e quando olha pra trás, vê que aos trancos e barrancos cumpriu mais ou menos o dever e por isso vai embora satisfeito com essa vida” Walter P. Nunes


Dr Walter durante a gravação de um documentário biográfico em seu consultório em 2020 -  Foto: reprodução Rede Hoje | TV Hoje


Da redação da Rede Hoje

O médico Walter Pereira Nunes faleceu no início da noite desta quinta (09), aos 87 anos de idade. Era também produtor rural — vindo de família tradicional no campo. No próximo dia 5 de julho, completaria 88 anos. Era do signo de câncer. Além de grande médico, o “doutor Walter” — como era chamado, mesmo fora do exercício da profissão — teve uma vida social ativa em todos os cantos da comunidade. Foi condecorado pela Sociedade Mineira de Medicina como “Médico Mineiro em Destaque”.

Fundou a Apae de Patrocínio em 1972 — por causa do filho Walter Guilherme. A esposa do Dr. Walter, Aparecida Manoelina de Oliveira, teve rubéola na gravidez e na época não existia vacina, “assim Guilherme teve quase todas as lesões que rubéola pode causar”, contou.

Teve a vida dedicada à Apae (que atualmente é referência na América Latina), mas além dela, foi um dos fundadores e primeiro presidente da Cooperativa Agropecuária, do Enxó Clube, Associação Médica de Patrocínio e fez parte do Conselho de Administração do Hospital do Câncer de Patrocínio. Trabalhou na fundação do Colégio Agrícola Sérgio Pacheco e também ajudou a criar Sindicato Rural.



                                                                       Inauguração da Avenida Walter Pereira Nunes.
Foto: Asscom|PMP

MODESTO. O médico Walter Nunes era tão modesto quanto querido. Ele foi o único patrocinense homenageado em vida com um logradouro que leva o seu nome: Avenida Walter Pereira Nunes. A via que liga a rotatória do Bairro Morada Nova à Avenida Marciano Pires, em frente ao 46º BPM. Concebida no governo do prefeito Júlio Elias e concluída por Lucas Siqueira, o Dr Walter disse que “aquela avenida foi um devaneio do Júlio, eu não merecia”, mas brincou “de vez em quando pego meu carro e digo pra mim mesmo: ‘vou passar na avenida eu’”, e deu uma risada.


MÉDICO DESDE 1958
. Walter Pereira Nunes passou mais de seis décadas dedicado à medicina. Formou-se em 1958, em Belo Horizonte. No vestibular, passou em quarto lugar na UFMG e 10o na Faculdades de Ciências Médicas. Optou pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde se formou. “Naquela época, começávamos a residência médica no 5o e 6o ano de medicina. Eu fiz residência de cirurgia geral no Hospital São Marcos”, contou num documentário biográfico produzido pela Rede Hoje exibido em 2020 —, que você pode ver aqui.

Queria se especializar em cirurgia pediátrica, mas fez especialização em cirurgia geral em Boston, nos Estados Unidos. A vontade era continuar lá (nos EUA), mas depois de um ano no exterior teve que voltar. Seu pai teve um câncer no pulmão e Walter voltou para cuidar dele, a pedido da mãe. “Isso podou minha carreira”, disse.

Em Patrocínio, ficou a sede de seu consultório e fez da Santa Casa seu quartel-general, onde atendia a todos, sem distinção. Não se conhece uma pessoa na cidade que tenha qualquer crítica a Walter Pereira Nunes.

Seu hobby era a pescaria. Foto: acervo pessoal

HOBBY
. Seu hobby era a pescaria. Anos e anos, com a mesma turma, saia de Patrocínio com o mais diferentes rios do país como destino, porém, tinha preferência pelos rios do Mato Grosso.

Momentos ruins ele passou muitos, como qualquer pessoa que vive muito. Os piores, ele diz “foi quando acordei de manhã e percebi que a Aparecida estava com rubéola, outro foi quando aconteceu um acidente na Serra da Saudade, quando morreram todos os ocupantes, exceto meu filho Cássio”, contou e emendou “os melhores foram durante o nascimento de cada filho e agora dos netos, minhas joias”, contou nesta entrevista à Rede Hoje.

SUSTO. Há alguns anos, o Dr Walter teve um problema sério de coração, teve que ser levado para São Paulo às pressas por um problema cardíaco. Ele contou que já tinha 4 pontos de safena, mas em 2004, teve que colocar mais três. “Eu tive uma série de complicações e fiquei 50 dias na UTI doiHospital da Beneficência Portuguesa. Fui operado em 4 de março e tive alta no dia 9 de maio”. Durante esse perídio houve mobilização por orações pela saúde dele em Patrocínio.

O site Mais Um Online, do jornalista Zelói Neto, conta que a última aparição pública de Walter Pereira Nunes, “já visivelmente debilitado, foi durante as comemorações dos 50 anos da APAE, quando foi bastante aplaudido e homenageado”.




Ùltima aparição pública de Walter Pereira Nunes, já debilitado, durante as comemorações dos 50 anos da APAE, quando foi bastante aplaudido e homenageado, incluisve pelo prefeito Deiró Marra. Foto: Asscom|PMP

CUMPRI MEU DEVER”. No documentário biográfico da Rede Hoje, Dr Walter fez também um resumo de sua vida e do seu papel entre nós: “Eu fiquei satisfeito por deixar gravados os passos da minha existência. A gente vai chegando no fim da vida e quando a gente olha pra trás, vê que aos trancos e barrancos eu cumpri mais ou menos meu dever. Comigo mesmo, com a sociedade, com meus filhos. Acho que fui um profissional, dentro dos meus limites, cumpridor do meu dever. Uma pessoa que dentro do possível, procurou ajudar a sociedade e por isso a gente vai embora satisfeito com essa vida”, fecha o seu depoimento.

VELÓRIO
A Apae de Patrocínio comunicou que o velório do médico Walter Pereira Nunes, fundador da instituição, será realizado na sua sede. "O velório será realizado na APAE de 9h as 17h, quando seguirá em cortejo para o Cemitério Municipal".

A instituição comunicou também que "diante do acontecimento, não teremos atendimentos aos usuários/alunos na data de 10/06/22,Contamos com a colaboração de todos para o cancelamento dos horários dos respectivos usuários. O horário de trabalho de todos os funcionários será cumprido normalmente, colaborando na organização e prestando a última homenagem ao nosso querido Dr. Walter.", diz a nota da Apae.

Ainda hoje, o canal do Youtube da Rede Hoje/TV Hoje, apresentará uma biografia completa do Dr Water, contata por ele mesmo essa história. A sua história que nos inspira. 

Todas as notícias