Uma produção própria, gravada por Luiz Antônio Costa, durante o período de férias em Portugal



Parques jardins são atrações de Lisboa e também serão focalizados.
Fotos: Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

A Rede Hoje lança nova série de documentário a partir desta segunda-feira, 20 de junho. Uma produção própria, gravada por Luiz Antônio Costa, durante o período de férias em Portugal. O Palácio de Queluz, onde nasceu e morreu D. Pedro I, abre a série da Rede Hoje, “Um Olhar Mineiro sobre Portugal”.

O documentário destaca os monumentos, culinária, literatura e cultura de Lisboa. Contudo, não fica só na capital; há gravações feitas em Queluz e Cascais. Mostra ainda como os brasileiros (e povos de outras nações) vivem e o que acham das terras lusitanas.



                            Em Portugal o moderno se junta ao tradicional: este é um registro da estação integrada de transporte urbano 

Muitas curiosidades serão mostradas como o moderno Parque das Nações, com um shopping no formato de um navio; o Oceanário — onde ficam 30 aquários representando os biomas marinhos do planeta e outras coisas que o espectador não encontra com muita frequência, mas que são curiosidades e história.

Ao longo da série, as Rede Hoje mostra também como e porque os brasileiros estão indo em tão grande número pra Portugal. E ainda os artistas de rua e a diversidade de outros povos que vão viver em terras portuguesas. 


A abertura da série foi gravada na Praça do Comércio, em Lisboa.
 

Praça do Comércio, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, Rio Tejo, Palácio de Queluz, o transporte público, e muito mais, serão temas da série documental “Um Olhar Mineiro sobre Portugal”.

PALÁCIO DE QUELUZ. O primeiro, vai ao ar esta semana, será dedicado ao Palácio de Queluz — quarto “Dom Quixote”—, onde nasceu em 12 de outubro de 1798, Dom Pedro I (imperador do Brasil), reconhecido em Portugal como D. Pedro IV. No mesmo Palácio e no mesmo quarto, Dom Pedro faleceu em 24 de setembro de 1834, próximo de completar 36 anos de idade.



A torre de Belém, um ícone português, terá um episódio junto com o Padrão dos Descobrimentos. 

Na primeira edição o espectador verá salões enormes do Palácio de Queluz (onde eram realizadas suntuosas recepções), o quarto de Dom Pedro, os jardins do palácio, um canal feito para a realeza passear de gôndolas; as coleções de prataria, a carruagem de transporte da realeza, telas e paredes com pinturas fantásticas. Vai ver coisas que ainda não viu, sobre Pedro I.



Todas as notícias