Em virtude do volume de material, a produção do episódio vai necessitar de mais dois dias
O Palácio de Queluz
Da redação da Rede Hoje
Da redação da Rede Hoje
O espectador da TV Hoje/Rede Hoje terá que esperar até quarta-feira, 22, para ver o primeiro episódio da série documental “Um Olhar Mineiro sobre Portugal”. O programa começaria a ser exibido no canal a partir desta segunda-feira, 20 de junho, mas ocorreu um problema técnico.
Seria possível começar com um episódio sobre outro tema, porém, o Palácio de Queluz, onde nasceu e morreu D. Pedro I, que abre a série, é o preferido para a abertura. Como tem muito material gravado, ficou impossível editar em um só dia.
Um dos salões do Palácio, onde eram realizadas suntuosas festas.
O Palácio Nacional de Queluz encanta pela sua imponência e pela exuberância dos seus detalhes arquitetônicos e, principalmente, pela ligação direta com o Brasil. Foi de lá, que a Família Real portuguesa partiu para o Brasil, quando das invasões francesas, em 1807, um dia antes da entrada das tropas napoleônicas em Lisboa, sob o comando do general Junot e com receio de que Napoleão Bonaparte mandasse executar a todos os membros.
Conjuto para Chocolate, parte da peças do Palácio. Fotos: reprodução Rede Hoje
Intimamente ligado às vivências de três gerações da Família Real portuguesa, e palco de intensas emoções, o palácio reflete a evolução dos gostos e estilos da época, passando pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo.
Por isso, a produção deste episódio vai necessitar de mais dois dias. A série documental é uma produção própria do canal Rede Hoje/TV Hoje no Youtube e foi gravada por Luiz Antônio Costa, em Portugal de 12 a 19 de junho deste ano.