A previsão da inauguração primeira etapa é este ano, os primeiros atendimentos de quimioterapia e outros procedimentos em 2023.


A unidade atenderá, com estrutura moderna e equipamentos de última geração, a prevenção do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos e colo de útero de 25 a 64 anos. Foto Divulgação/Ascom-HC 

Por André Luiz Costa

As obras do primeiro Hospital de Amor de Minas Gerais, iniciadas pelo Hospital do Câncer de Patrocínio em junho de 2020 em parceria com Barretos, seguem em ritmo acelerado. A construção do Instituto de Prevenção Julia do Prado, que é a primeira etapa do projeto, está prevista para ser inaugurada ainda este ano.

A unidade atenderá, com estrutura moderna e equipamentos de última geração, a prevenção do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos e colo de útero de 25 a 64 anos. Vale destacar que o nome "Júlia do Prado" é uma homenagem à mãe do deputado estadual Elismar Prado e do deputado federal Weliton Prado, sendo Weliton o deputado que mais destinou verbas para a construção, através de suas emendas parlamentares, o que o faz um grande amigo desta obra.

Quanto à segunda etapa, o hospital geral (que vai fazer o tratamento dos pacientes), tem previsão dos primeiros atendimentos ambulatoriais, de quimioterapia e outros procedimentos, no ano de 2023. Atualmente, a obra está na fase de concretagens, fechamentos, instalações hidráulicas e demais edificações.

"Essa obra vai revolucionar o tratamento oncológico não só de Patrocínio, mas do estado de Minas Gerais. É um sonho que está se tornando realidade por termos encontrado em nosso caminho o Henrique Prata, que colocou o Hospital de Amor de Barretos à nossa disposição para, através dessa parceria inédita no estado, atendermos os pacientes de câncer aqui, evitando que eles tenham que se deslocar por longas distâncias", diz o presidente do HC Patrocinio Thiago Miranda de Oliveira.

Thiago reforça ainda que o tratamento em Patrocínio será o mesmo de Barretos, pois os protocolos nos atendimentos serão idênticos a um dos mais conceituados hospitais oncológicos do mundo. Os tipos de câncer atendidos serão: mama, próstata, ginecológico, pele e gastrointestinal.

Diz ainda que todos os procedimentos (consultas, exames, cirurgias e tratamentos) continuarão sendo ofertados gratuitamente, como acontece atualmente no Hospital do Câncer de Patrocínio.

A obra está sendo erguida com os seguintes apoios:

da comunidade patrocinense (através da realização e participação nos mais variados eventos, além de doações de diversas formas);
da Prefeitura de Patrocínio, por meio do grande parceiro prefeito Deiró Marra, que realizou a terraplanagem do terreno e vai construir a avenida de acesso ao hospital, e das Secretarias de Saúde e de Obras, comandadas respectivamente pelos secretários Luiz Eduardo Salomão e Wellington Mamazão;

do vereador Thiago Malagoli, que tem intermediado os apoios dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado;

do Hospital Santa Casa de Patrocínio, mais um grande parceiro, tanto na cessão do espaço para funcionamento da sede atual, quanto nas demais demandas do HC, está sempre de portas abertas;

das comunidades das cidades da região, que abraçaram a causa e têm levantado recursos para a obra através de eventos, campanhas, leilões, etc;

e de vários outros parceiros, como entes políticos, entidades, instituições e pessoas em geral que estão colaborando muito para a concretização desse sonho.


Fonte: André Luiz Costa | Comunicação HC Patrocínio

Todas as notícias