No ano passado o fogo durou 22 dias na região colocando em risco tudo e todos no entorno do hotel

Além do trabalho da equipe dos Bombeiros em Patrocínio, foi necessário o apoio dos bombeiros e Patos de Minas e posteriormente de outras partes do estado, inclusive do helicópteroFotos Arquivo|Rede Hoje | Reprodução TV Hoje

Da redação da Rede Hoje

A Defesa Civil de Patrocínio com o Corpo de Bombeiros Militar e com representantes da empresa Mosaic, estiveram na última semana na região do Hotel Serra Negra para definir ações de prevenção e conscientização dos moradores e empresários daquela região sobre os riscos de incêndios durante este período de seca.

A lembrança do incêndio ocorrido naquela região no ano passado ainda está na memória da população, quando durante 22 dias o fogo tomou conta de grande parte da vegetação, colocando em risco as propriedades ali localizadas.Depois disso, a Defesa Civil de Patrocínio foi criada, organizada e efetivada pelo Governo Municipal. 


O ano passado o Corpo de Bombeiros teve que colocar em ação 27 militares, carros e helicópero para combater o inêndio. 


O ano passado o Corpo de Bombeiros teve que colocar em ação 27 militares, carros e helicópero para combater o inêndio que assustou moradores do entorno do hotel desativado, habitantes da região  e do distrito de São João da Serra Negra. Além do trabalho da equipe dos Bombeiros em Patrocínio, foi necessário o apoio dos bombeiros e Patos de Minas e posteriormente de outras partes do estado, inclusive do helicóptero. O fogo levou 22 dias para ser extinto.
 
O Corpo de Bombeiros que promove a campanha “Alerta Verde!”, no Estado de Minas Gerais está tomando medidas de prevenção para que eventos como esse ocorrido em 2021 não se repitam.

A Defesa Civil de Patrocínio esteve presente nas visitas de mais de uma dezena de residências naquela zona rural, alertando os moradores sobre o descarte de lixos, contenção de eventuais chamas, cuidado com fogueiras, necessidade de traçar aceiros no entorno das residências rurais e canais para denúncia imediata.

Além disso, outras medidas foram tomadas buscando a conscientização e a prevenção de incêndios na região, como a requisição da formação de um mutirão para poda e roçagem daquele local; A notificação das equipes que praticam “AirSoft” nas ruínas do Hotel Serra Negra para que se abstenham de formar fogueiras ou descartar cigarros naquele local, bem como recolher todo o lixo gerado; A notificação da CEMIG acerca a queda de fios sobre a vegetação; O preenchimento do Plano Municipal de Abastecimento de Água, com apoio do DAEPA, junto ao Sistema de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, para que seja garantida a assistência de caminhões-pipa do governo estadual, para eventuais emergências.

Além de prevenir outra catástrofe ambiental, bem como mitigar os seus efeitos, as medidas foram tomadas contando sempre com o apoio e o engajamento da população, para denunciar focos de incêndio e evitar práticas que possam gerar acidentes.



O trabalho de prevenção tem entre as notificações do moradores para que se abstenham de formar fogueiras ou descartar cigarros próximo as ruínas do Hotel Serra Negra. Foto: Ascom|PMP

Todas as notícias