A decisão veio a partir de ação do Ministério Público Federal (MPF), que apontava problemas na concessão
Trecho da rodovia em Patrocínio. Foto: reprodução Rede Hoje
Da redação da Rede Hoje
Mesmo tendo sido escolhido um vencedor para o leilão de concessão da rodovia BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, a Justiça Federal suspendeu o projeto poucas horas depois. A decisão veio a partir de ação do Ministério Público Federal (MPF), que apontava problemas na concessão. Reportagem no canal da Rede Hoje no Youtube.
O leilão do lote Triângulo Mineiro, que prevê a concessão de 627 km de rodovias sob responsabilidade do estado de Minas, à iniciativa privada.
Nessa segunda-feira (8/8), o consórcio "Infraestrutura Minas Gerais" foi apontado como vencedor do leilão que envolvia o trecho da BR-365, entre as cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.
A decisão atende a uma ação civil movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionou a concessão de um trecho de 131 km BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio.
O autor da ação, o procurador da República, Cléber Eustáquio Neves, informou — em entrevista ao portal Diário de Uberlândia — que a decisão foi publicada antes da realização do leilão, mas que o representante do Estado decidiu descumprir.
O leilão estava previsto para ocorrer na bolsa de valores de São Paulo, mas por outra decisão liminar anterior, a realização da cerimônia aconteceu em um prédio da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, também na cidade de São Paulo. De acordo com o jornal de Belo Horizonte, Estado de Minas, o secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, o consórcio vencedor foi o único a apresentar proposta.
NO ORÇAMENTO DE 2022. Ainda de acordo com o Estado de Minas, a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) deverão incluir no orçamento de 2022 os recursos necessários para a duplicação da BR-365 entre Uberlândia e Patos de Minas. O trecho é de mais de 200 quilômetros.
Na proposta do certame, o trecho da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio estão previstas as construções de 36 quilômetros de duplicação e mais 55 quilômetros de faixas adicionais. No trajeto que liga as duas cidades está prevista a construção de acostamentos.