Iniciativa da Cafebras premiará cafeicultores de seis regiões produtoras; as inscrições até o fim de setembro.
O café deve ter pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica. - Foto:Divulgação | Ascom Cafebras
Da redação da Rede Hoje
Com o objetivo de celebrar as origens produtoras de café, valorizando as pessoas que produzem e investem na alta qualidade dos grãos, expressando, assim, o potencial e a diversidade dos cafés brasileiros, a Cafebras — empresa localizada em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, dedicada na conexão entre as origens produtoras do Brasil, as indústrias e os consumidores de todo o mundo para promover a alta qualidade —, lança um novo concurso: Campeões das Origens Brasileiras.
Podem participar do Concurso cafeicultores com propriedades rurais das regiões do Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo, com café da espécie Arábica (coffea arábica) que preencham os requisitos estabelecidos pela escala da SCA (Specialty Coffee Association).
O café deve ter pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica.
Para este primeiro concurso a Cafebras tem boas expectativas, uma vez que esta iniciativa faz parte de outras já realizadas pela empresa especialista em cafés brasileiros com foco na qualidade.
“Há algum tempo temos trabalhado com iniciativas nas origens produtoras de café, atuando diretamente com os cafeicultores, suas associações e cooperativas, e vimos a importância de valorizar as particularidades que cada uma possui e como isso influencia nos sabores e atributos de seus cafés”, explica Eustáquio Miranda, CEO da Cafebras.
Segundo Miranda, além das outras iniciativas, a Cafebras pretende com este Concurso — Campeões das Origens Brasileiras —, apresentar estas raridades aos consumidores brasileiros através de uma edição especial da Coffee ++ do primeiro colocado de cada região.
O concurso visa, ainda, apoiar, incentivar e reconhecer os talentos dos cafeicultores. O CEO da Cafebras garante: “não queremos que esta iniciativa seja mais um concurso de qualidade, mas, sim, aquele que reconhece e valoriza o talento do produtor com foco na origem, bem como enaltece a sua história, seus desafios e suas conquistas na busca pela qualidade do seu produto”, destaca Eustáquio Miranda.
Premiação
O destaque do Concurso Campeões das Origens Brasileiras é sua forma de premiação. Serão premiados, em primeiro e segundo lugar, cafeicultores de cada região participante, ou seja, serão seis cafeicultores vencedores com o primeiro lugar e seis cafeicultores com o segundo lugar, representando a sua origem e tendo como prêmio, respectivamente, os valores de R$ 10 mil e R$ 6 mil reais, pelo lote de duas sacas.
Reconhecimento
Como reconhecimento ao campeão de cada origem, será lançada pela Coffee ++, empresa parceira e apoiadora da iniciativa, no mercado brasileiro, a cada bimestre de 2023, uma Edição Especial e Limitada de um dos vencedores por região.
A Coffee ++ é referência na promoção dos cafés especiais brasileiros e definirá, por sorteio, a ordem dos lançamentos. Em cada edição, uma por região, será dada ênfase às características do lote vencedor, variedade do café, processo de produção além de informações: da região produtora e história de vida do(a) cafeicultor(a), ampliando o conhecimento sobre os sabores de cada origem produtora dos cafés brasileiros participantes do concurso.
Inscrições
As inscrições ocorrem até 30/09/2022 e serão realizadas através do preenchimento de formulário de inscrição nas unidades da Cafebras, cujo regulamento e informações sobre o concurso podem ser acessadas no endereço eletrônico: https://www.campeoesorigenscafebras.com/.
Com informações de Polliana Dias | ASCOM Cafebras