Treinamento realizado pela Defesa Civil e EuroChem Salitre mobilizou trabalhadores e moradores da Zona de Autossalvamento das barragens

Da Redação da Rede Hoje

A EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do Grupo fora da Europa. Concluiu a aquisição do Complexo de Salitre em fevereiro de 2022. Um projeto integrado de fosfatos em estágio avançado que adicionará 1 milhão de toneladas à capacidade anual de produção de fosfato da EuroChem quando atingir sua capacidade plena de produção, em 2024.

Nesta quarta-feira, 23/11, a Defesa Civil Municipal de Serra do Salitre, em parceria com a Eurochem Salitre, promoveu um simulado de emergência com a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre.

Ao todo, mais de 100 pessoas participaram, sendo 27 moradores e trabalhadores da ZAS e aproximadamente 80 profissionais envolvidos na execução do treinamento. 

A ZAS compreende a área localizada a jusante (depois) da barragem, numa extensão de 10 km, abrangendo propriedades rurais na região conhecida como Grota do Cedro. O Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da EuroChem Salitre mapeou e estabeleceu oito áreas seguras, que ficam fora da mancha de inundação (dam break). São os pontos de encontro para os quais as pessoas devem se dirigir em caso de emergência com as barragens.

A atividade ocorreu entre 10:30h e 12h com participação ativa da população da ZAS. Há sete sirenes de emergência instaladas na região, em diferentes pontos, e todas foram acionadas no treinamento. Moradores e trabalhadores paralisaram suas atividades e seguiram pelas rotas de fuga, que estão devidamente sinalizadas, para os pontos de encontro.

Profissionais da Defesa Civil e da EuroChem Salitre marcaram o tempo decorrido durante a evacuação da área e orientaram os participantes, esclarecendo dúvidas e ouvindo suas sugestões. A atividade foi, simultaneamente, um treinamento externo (comunidade) e interno (profissionais da EuroChem Salitre), avaliando o fluxo de comunicação com os órgãos de resposta e testando a atuação dos profissionais no cumprimento do plano de contingência.

Para o Diretor de Operações da EuroChem Salitre, David Crispim, a atividade é uma forma preventiva para aumentar o nível de informação dos funcionários e das pessoas que moram à jusante das estruturas de barragens.

"O treinamento foi um sucesso. Colocamos em prática todos os procedimentos listados no Plano de Emergência de Barragens. Isso contribui para que todos estejam preparados para agir com agilidade e assertividade numa situação real de emergência, tanto a equipe de resposta quanto a comunidade", afirma Crispim, reforçando que as estruturas geotécnicas das barragens estão em condição de normalidade e são monitoradas permanentemente. 

Wagner Natal, secretário municipal de Administração e Finanças e integrante da Defesa Civil Municipal de Serra de Salitre, ressalta a interação do poder público e a mineradora. "Precisamos sempre nos atualizar sobre as condições das pessoas que vivem a jusante da barragem, para poder, numa eventual necessidade, prestar o melhor serviço e garantir a segurança dessas pessoas. E tanto no que envolve os moradores da ZAS quanto o município de uma maneira geral, a EuroChem Salitre tem sido parceira do município".

Seguindo as normas definidas no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da EuroChem Salitre, outros treinamentos internos e externos foram realizados esse ano, como o seminário orientativo para moradores da ZAS. 

Fonte: Kellen Leal | Assessoria de Imprensa

Todas as notícias