Educação. A história educacional de Patrocínio tem como âncoras quatro escolas, na primeira metade do século XX. Com os seus nomes originais, são: Grupo Escolar Honorato Borges (1912), o primeiro educandário do Município; Ginásio Dom Lustosa (1927), o primeiro então “secundário” (sexo masculino); Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio (1928), a primeira dedicada exclusivamente ao sexo feminino; e, Colégio Prof. Olímpio dos Santos–CPOS (1953), a primeira escola “secundária” (ginasial e técnico de comércio) gratuita da cidade. A classe menos favorecida ficou empolgada com a oportunidade de estudar. Como ilustração, a primeira turma que se formou em sua nova sede (Av. José Maria Alkmim) e algumas das celebridades patrocinenses do ano de sua colação de grau (formatura ginasial) merecem destaques. Professores inesquecíveis, políticos inigualáveis e alunos legendários. Alguns sobrevivem; a maioria vive na saudade.

FORMATURA EM 1962 – Numa quarta-feira chuvosa, 12 de dezembro, às 19h, ocorreu a solenidade de quem concluía o curso ginasial no CPOS. O local foi o luxuoso Cine Teatro Patrocínio, sob a gerência do Sr. Virgílio Gimenez (não era de Patrocínio). Os proprietários eram os irmãos Jorge Elias (avô da deputada federal Greyce Elias) e João Elias. Era a primeira turma, na sua quase totalidade, que estudou os quatro anos no novo prédio da Escola (Av. José Maria Alkmim).

EXPLICAÇÃO E ESQUECIMENTO – O Colégio Olímpio dos Santos–CPOS funcionou de 1953 a 1958, à noite, no Grupo Honorato Borges. Nessa época, a primeira diretora foi a prof. Irma Maria de Oliveira e o segundo diretor o prof. Franklin Botelho. Em 1957/1958, o prefeito Dr. Amir Amaral, apoiado intensamente pelo vereador Abdias Alves Nunes, reivindicou, junto ao deputado (majoritário) e ministro da Fazenda do governo JK, José Maria Alkmim, colaboração financeira na construção da escola. O lote foi doado pela família pessedista D. Mulata e filhos (Ambrolino o principal deles). D. Mulata residia em sua grande chácara, onde é hoje a Av. José Maria Alkmim, nº 280. Ela já tinha doado lote destinado à Praça de Esportes (hoje, PTC). Nem assim, Dona Mulata é lembrada pelos políticos atuais. Em fevereiro de 1959, após prestar o Exame de Admissão (tipo “vestibular” para fazer o ginásio), foi constituída a primeira turma no recente e belo prédio. E essa turma terminou os quatro anos do ginásio em novembro de 1962.

AS CELEBRIDADES POLÍTICAS: UDN E PSD – A foto de formatura mostra, lado a lado, os dois maiores expoentes do poder no Município. O prefeito Eneas Aguiar, UDN, que administrou Patrocínio precisamente no período ginasial dessa turma: 1959/60/61/62. E Amir Amaral, PSD, que tinha comandado anteriormente Patrocínio, de 1951 a 1958. Esse, no quadro de formatura é registrado como o fundador do Colégio. O que é verdade. O paraninfo (padrinho) da turma foi dr. José Figueiredo, PSD (em 1958, perdeu a eleição para Enéas Aguiar). O grande empresário Olney Barreira, PSD, também está no quadro e na foto como colaborador (certamente, destinou recursos para a manutenção da escola).

QUE MESTRES! – Galácticos. Fenomenais. Fantásticos. A começar pelo prof. Franklin Botelho (vice-diretor e mestre de Francês e Geografia). Prof. Sebastião Cirilo Fonseca (Português), profª. Laga Wadhy Farah (Inglês), essa irmã dos médicos Michel Wadhy e Latif Wadhy, e, Eustáquia de Souza (professora de desenho), da família Aleixo, residente em bonita chácara, onde é hoje o Supermercado Bretas e parte do bairro Morada Nova. Ione de Oliveira também foi professora de desenho no CPOS.

E O SHOW CONTINUA... – O quadro e a foto registram também o querido e eficiente professor de Matemática, Antônio de Pádua Novais, que, felizmente sobrevive (cantor do Coral da Igreja Matriz). A disciplina Ciências Naturais, nesse período, foi entregue à professora Ester Andrade de Melo (esposa do vice-prefeito e farmacêutico Benedicto Romão de Melo, UDN), residentes entre o Fórum (hoje, Superintendência de Ensino) e o Edifício Rosário (Rádio Difusora), na praça Honorato Borges. E, por fim, professora Lirinha, ícone do ensino patrocinense. A mestre Liria Lassi Capuano, falecida, da família Pieruccetti, casada com o Sr. Luís Capuano, pais do ex-gerente da Caixa Econômica Federal–CEF, Luís Carlos.

TEM FORMANDO FAMOSO... – Foram 24 alunos que concluíram o curso ginasial. Ismar Cortes e Alvim Nunes Dias falaram em nome de todos (os oradores). Um dos cinco maiores craques do futebol genuinamente patrocinense, Luiz Antônio Figueiredo (Totonho), foi um dessa turma (isso depois de passar pelo Diocesano, de Uberaba, e Dom Lustosa). O então radialista da Difusora Massilon José Marques, falecido, filho do poeta Massilon Machado, e marido de Vânia Guarda, também pertenceu a essa turma de 1962. O hoje delegado da Polícia do Rio, escritor de livros, torcedor nº 1 do Fluminense carioca, ex-Difusora, Valterson Botelho, também encontra-se entre os formandos do CPOS, nessa época.

TEM MAIS GENTE DE DESTAQUE – David Araújo e Ivo Ferreira. Este irmão da professora Ilda Ferreira. Ambos, sobrevivem, graças a Deus, Nildo Afonso de Almeida (da Funerária Irmãos Almeida), e, Jorge Abrão Farah Netto, filho da professora Laga, que faleceu, em acidente automobilístico, em Ribeirão Preto-SP, anos 60 (ainda muito jovem).

E ESSE... – Belchior de Oliveira Ferreira, hoje residente em Belo Horizonte, auditor (UFMG) aposentado e irmão de Baltazar Ferreira (engenheiro em São José dos Campos). Eles, parentes do mega-empresário Nenê Constantino e dos irmãos intelectuais Odair de Oliveira e Gerson de Oliveira (Belchior foi uma das fontes vivas consultadas para esta crônica).

O GRANDE DIRETOR – Abdias Alves Nunes, dentista pela UFMG, filho de Manoel Nunes, vereador por sete mandatos pelo PSD, professor e de nobre espírito público (não era remunerado), tornou-se responsável maior pelo Colégio Professor Olímpio dos Santos nos anos 50 e 60. Inclusive diretor. Quem copiar um pouco as suas ações e praticá-las, com certeza, Deus o beneficiará. O exemplo de Abdias precisa ser mais pesquisado. E seguido, sobretudo pelos políticos.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Todas as notícias