Aí ela me fala que acaba de dar à luz um filho aos 60 anos. Bom estamos falando de LEILA MARIA DOS REIS. Dela se espera tudo de bom sempre. Ela, que sempre teve CORAGEM, para começar, OUSADIA, para continuar e FORÇA para realizar. Quem venceu na arte culinária vegana na terra do Zebu, não pode dar à luz aos 60?
 filha dos saudosos Sr Jeová e Dona Benedita - Dona Dita, amiga desde a década de 70\80 no “Fundão da Matriz”, tem história para contar e encantar.

Era uma vez uma menina morena cor de cuia que saia do finalzinho da Rua Artur Botelho, passava pelo fundo da "Cadeia Velha", venda do Zezão, em direção a Escola Cel. João Cândido de Aguiar, (Hoje, é casada com o amigo, Ilson dos Reis; mãe de Rafael e Caio; nora de Dayane e Ingrid; vovó da Cecília e da Aurora. E AGORA FALA NO TERCEIRO FILHO)

De menina arteira à menina artista. E o start de tudo, foi quando ingressou na Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio, para fazer o ginasial. Ali, ficou fascinada com as aulas de artesanato, reciclagem, crochê, bordado e trabalho com argila.

Tendo descoberto seu feeling artístico, não parou mais. "Comecei assim, meio que por brincadeira e me encantei ..." Diz ela, sempre com sua paixão contagiante pela arte.



Jamais deixou de se aprimorar, inovar e ousar na busca de novas técnicas e novas expressões artísticas. Sempre adepta da arte com sustentabilidade, mesmo quando não se falava tanto nisso. Com criatividade e originalidade, fez belíssimos quadros de sucata de ferro velho oxidado e aplicando massa da terra sobre martelanato que ela criou e criou também sua própria massa de biscuit. Uma técnica que resulta em corres e matizes sem igual...

Depois de 43 anos em Patrocínio, bem sucedidos em Patrocínio, onde presidiu a Associação Cultural dos Artesãos de Patrocínio, Leila, reside há 15 anos em Uberaba. Cidade que lhe recebeu, com a família de braços aberto.

Por lá também, venceu no artesanato, através do associativismo e exposições na ExpoZebu, suas criações já foram para: Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal e no exterior: Guatemala, Itália, Costa Rica, Canadá, Japão, Portugal e Suíça...

Mas, porém, contudo entretanto e todas a vias, Leila, Artesã das mais inventadeira que pode haver. Dona de mil formas e técnicas artísticas. Continuou com o seu amor pelo artesanato mas, a grande paixão pela ARTE CULINÁRIA FUNCIONAL falou mais alto.



Ela sempre teve CORAGEM, para começar e OUSADIA para continuar e FORÇA para realizar. Criou o primeiro espaço café funcional da região: "SABOR SAÚDE LEILA REIS". 
E devido ao sucesso deste, logo, se tornou: RESTAURANTE BENDITA VEGANA, que com sete anos de funcionamento, no endereço: Rua Novo Horizonte, 83, próximo à UPA do Bairro São Benedito, entrou definitivamente no cardápio gastronômico cultural, e olhe, sobreviveu a pandemia e na da terra do Zebu.



Um case de sucesso e referência em Uberaba. Ela, com sua expertise, realiza coffee breaks, lives, dá entrevistas, palestras, seminários, sobre alimentação vegana, e as PANCs (plantas alimentícias não convencionais).



Famosos que passam por Uberaba, fazem questão de conhecer o espaço cult. Tem almoço, quitandas, doces, sorvetes sem glúten. Mais de 70 receitas exclusivas, dentre opções veganas, vegetarianas, alimentos naturais, saudáveis e deliciosos. É muito carinho em cada prato.

Háá, seu terceiro filho aos 60, esperado há mais de 30 anos, é UM LIVRO. Sem dúvida, será uma obra de referência nacional sobre comida saudável Ou alguém, ainda se atreve a duvidar dela?

Como Patrocínio se orgulha de você, minina, Leila!

EIS O “TERCEIRO FILHO” DE LEILA



Livro ‘Encantamentos Veganos’ será lançado em Uberaba.

Está programado para o dia 15 de outubro o lançamento do livro.

Encantamentos Veganos - Amor, carinho e paz no seu prato”, de autoria de Leila Maria dos Reis.

O evento acontecerá no Centro

Cultural SESIMINAS, situado à Praça Frei Eugênio, 231, em Uberaba, a partir das 15h, com entrada gratuita.

O livro aborda o ingresso de Leila no Veganismo, traz receitas de pratos veganos para diferentes ocasiões do dia a dia, assim

como explicações sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais(PANCS). A obra ainda reúne alguns “causos” vividos pela autora durante sua trajetória.”

Como Patrocínio se orgulha de você, minina, Leila!



Leila é natural de Patrocínio/MG e iniciou sua profissão de cozinheira aos 19 anos de idade.
Depois, tornou-se empreendedora, produzindo doces e salgados por encomenda.
Em seguida, abriu seu próprio restaurante, o “Sabor Saúde”, hoje renomeado para “Restaurante Bendita Vegana” e localizado na Rua Água Marinha, 1038, bairro Leblon, em Uberaba.

LANÇAMENTO: Encantamentos Veganos - Amor, carinho e paz no seu prato.

DATA: 15 de outubro.

LOCAL: Centro Cultural SESIMINAS - Praça Frei Eugênio, 231

HORÁRIO:15 horas.

ENTRADA: Gratuita.

Como Patrocínio se orgulha de você, minina, Leila!


Todas as notícias