Aplausos - por favor, de pé! 7° lugar. Não é pouca coisa, não, meu senhor! Minas tem 853 municípios. Governo Deiró pode comemorar com muito mérito. Ele que sempre priorizou a educação em sua plataforma de trabalho.
Este índice positivo, fala alto da dedicação, da competência e da sinergia de todos envolvidos com a educação na época...da pandemia.
7° entre 853. Teve um trabalho sério, intenso e responsável por traz de tudo? Frutos, frutos estão comprovados.
Tudo muito bom; tudo muito bem. Só que um enorme detalhe salta aos olhos. Tem uma flagrante omissão nos releases que circulam nas redes.
QUEM ERA O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA ÉPOCA deste ranking honroso?
Quem me conhece sabe que a injustiça me incomoda.
Por ato falho, ingratidão ou falta de humildade, ninguém cita o nome do Prof° RODRIGO DE OLIVEIRA. Não é mencionado.
De 06/01/ 21 a 07/01/ 22, ele era o titular da pasta. Exatamente no período mais estarrecedor da peste xing e ling. O mundo inteiro em completo vôo cego. Vidas sendo dizimadas a rodo. Lokdown total. Todos na caverna do medo. A vacina era um sonho de país de primeiro mundo. O momento era desafiador. Rodrigo e sua equipe se agigantaram naquele cenário de transe agudo. Ele, próprio, contraiu o vírus, ainda que no grupo de comorbidade, sobreviveu..
Era um pai, lutando pelos outros pais.
Perdeu noites de sono, naquela que foi uma operação humanitária mais emblemática. Vidas frágeis em grande risco de morte.
A educação não podia parar. Não parou. Enfrentaram de frente os titânicos bichos de sete cabeças. Aprenderam a ensinar com habilidade e agilidade. Aulas virtuais. No tripé, educação, tecnologia e pedagogia, foram exemplo regional, criando plataformas individuais para cada educandário. Ou seja, a qualidade do ensino não caiu.
Enquanto a Secretaria da Saúde dava um show de vacinação, vacinando os profissionais de saúde e logo os da educação, Com rígidos protocolos de saúde, a vida voltava ao novo normal. Na sua gestão, eles fecharam todas as escolas, ele abriu todas elas com extrema responsabilidade. E planejou, deixou mastigado, muito do que se executa hoje na pasta...
Como recompensa, foi humilhado, atacado, execrado, exonerado e... como se vê, esquecido.
Reconhecido por ser dinâmico, franco e gostar de executar as coisas certas, o que veio depois deixou muitas indagações no ar...
Com o novo normal, flexibilização, um mimimi daqui, um piripaque dali... vitória dos bastidores. Foi afastado, com direito a carreata e foguetório. Alguém disse: "É a primeira vez, que um secretário é afastado com uma manifestação desta em Patrocínio". Ou, seja, foi desonrado publicamente.
Hoje, Prof Rodrigo é o atual Diretor Executivo do Procon. E mesmo com toda falta de instrutura, ( falta, por exemplo, um veículo exclusivo para o vasto trabalho do órgão) o Procon de Patrocínio, já é destaque regional...
Papo reto. Pelo visto, o prefeito Deiró, não lhe vai lhe chamar em seu gabinete para parabeniza- lo pelo trabalho; nenhum vereador, vai lhe outorgar uma Moção de Aplausos, nem citar seu feito no Parlamento Municipal; a imprensa vai fazer vistas grossas; outros vão usurpar seus méritos. Centenas e centenas de pessoas vão ler esse texto de nossa lavra, na rede social, pouquíssimos, porém vão "curtir".
No entanto, por aqui, este cronista com seu fiozinho de voz, (sem rabo preso) coloca o nome do filho da Prof Creuza Basílio, com letras garrafais, num Pedestal de Honra.
PATROCÍNIO FOI DESTAQUE NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMETO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM 2021 ( PERÍODO DE PANDEMIA) Faltou mencionar no âmago do texto:
"...E O RODRIGO DE OLIVEIRA FOI O NOSSO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NA ÉPOCA.."
Ipsis litteris, a referida matéria da prefeitura diz o seguinte:
" IDEB: MESMO COM A PANDEMIA, PATROCÍNIO CONSEGUIU FICAR EM 7º LUGAR GERAL ENTRE AS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO ESTADO
OBTIVEMOS A MELHOR NOTA ENTRE AS PRINCIPAIS CIDADES DAS REGIÕES DO ALTO PARANAÍBA E TRIÂNGULO MINEIRO
Na sexta-feira, 16/9, foram divulgados os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira 2021.
Com a pandemia, enfrentamos grandes problemas, e de forma mais desafiadora na área da Educação, colocada por nós dentre as prioridades naquele trágico período.
Todos se lembram, em Patrocínio saímos na frente (e até servimos de modelo para outras cidades) ao oferecermos ensino a distância (aulas online) aos estudantes da Rede Municipal.
Com a plataforma digital, cada escola teve o seu Ambiente Virtual de Conteúdo. Para tal montamos estúdios de aulas remotas e capacitamos os professores.
Como era de se esperar, o IDEB caiu em todo o País.
A meta proposta pelo MEC para 2021 era de 6.6. Em Patrocínio continuamos superando esta meta.
Ficamos em 7º lugar geral entre as redes municipais de ensino de Minas Gerais. E obtivemos a melhor nota entre as principais cidades das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, inclusive Belo Horizonte.
Em matéria de Educação não temos medido esforços, fazendo os investimentos que possibilitem a realização de um trabalho sério, responsável, competente e de resultados."
...E O RODRIGO DE OLIVEIRA FOI O NOSSO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA ÉPOCA..