Esta distinção ressalta a importância geológica e o patrimônio desses locais, elevando o número total de geoparques na lista para 213, distribuídos em 48 países

© Luiz Carlos Borges Ribeiro

Unesco fala de pioneirismo dos agricultores de Uberaba que introduziram a raça bovina Zebu no final do século 21

Da Redação da Rede Hoje

A Unesco anunciou a adição de 18 novos locais à sua prestigiada lista de Geoparques Globais, incluindo o município de Uberaba, no Brasil, e a Região Oeste de Portugal. Esta distinção ressalta a importância geológica e o patrimônio desses locais, elevando o número total de geoparques na lista para 213, distribuídos em 48 países.

O município de Uberaba, conhecido por sua riqueza pré-histórica, é notável por suas formações geológicas, como as serras da Galga e Geral, que testemunham eventos vulcânicos ocorridos antes da fragmentação do supercontinente Gondwana e da formação do Oceano Atlântico Sul. Além disso, a Formação Botucatu, que cobre a região, abriga uma das maiores reservas de água doce do mundo, originando o aquífero denominado Y-berab, em tupi, que significa "água clara".

Sob o lema "Terra dos Gigantes", Uberaba possui um vasto patrimônio paleontológico, com mais de 10 mil fósseis descobertos, incluindo o Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 27 metros de comprimento e 10 metros de altura. O reconhecimento da Unesco faz de Uberaba o primeiro município de Minas Gerais e o sexto do Brasil a ser distinguido como Geoparque Global desde 2015, em virtude de seu significativo patrimônio geológico de alcance internacional.

Além do valor histórico e geológico, a Unesco destacou o impacto social, cultural e econômico da região, especialmente atribuído ao pioneirismo dos agricultores locais, que introduziram a raça bovina Zebu no final do século 21. Esta prática não apenas revolucionou o mercado pecuário brasileiro, mas também serve como um exemplo internacional de baixa emissão de CO2 na pecuária.


© Geoparque Global Oeste da Unesco. Linha da costa oeste desempenha um papel crucial no sustento das comunidades locais através da pesca

Na Região Oeste de Portugal, o título de Geoparque Global foi concedido devido às suas camadas geológicas que remontam ao final do Período Triássico, há aproximadamente 230 milhões de anos, e se estendem até o Holoceno, cerca de 11.700 anos atrás, período marcado pela abertura do Oceano Atlântico Norte. Essa distinção reconhece a importância geológica e histórica da região, enriquecendo o patrimônio global da Unesco.


Todas as notícias