Os pacientes da região não precisarão se deslocar para outras cidades como São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte

A realização de serviços de hemodinâmica agora credenciados pelo no SUS

Da redação da Rede Hoje

As forças políticas do município, mesmo em posições diferentes, podem  e devem agir em benefício da população. Isso aconteceu neste caso. Na quarta-feira (26) numa entrevista coletiva, o prefeito Deiró Marra, a secretária de Saúde, Fabiana Bustamante, e a direção do Hospital Santa Casa, na sede da instituição, anunciaram o credenciamento do local no SUS para a realização de serviços de hemodinâmica.

Maristela Brito, presidente; José Carlos Dias, vicente presidente da Santa Casa e o prefeito Deiró Marra. (Foto: Gilbert Barros |PMP)

O prefeito Deiró Marra afirmou que o credenciamento permitirá a realização de cirurgias cardíacas em Patrocínio, evitando a necessidade de deslocamento para outras cidades como São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte. Ele agradeceu o empenho do deputado federal Zé Vitor no processo de habilitação.

A Portaria GM/MS Nº 4.395, de 14 de junho de 2024, habilita a Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e estabelece um recurso anual de R$ 3.057.957,12 a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) do Município de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais.

A deputada federal Greyce Elias anunciou junto com Francisco D'Ângelo, assessor do Ministério da Saúde. Reprodução Instragram

No mesmo dia, a deputada federal Grayce Elias registrou nas suas redes sociais que o serviço de hemodinâmica da Santa Casa foi credenciado no SUS, garantindo o repasse anual oficializado pela portaria mencionada. Ela destacou que o serviço inclui procedimentos como cateterismo cardíaco, angiografia, intervenções coronarianas percutâneas (ICP) e stents.

Grayce Elias informou que o projeto começou com a compra do aparelho de hemodinâmica para a Santa Casa de Patrocínio e ressaltou que “o credenciamento se soma a outros serviços conquistados para a cidade, como tratamentos de câncer, neurocirurgia e atendimento a AVC, totalizando quase R$ 10 milhões em habilitações anuais para a saúde de Patrocínio e beneficiando também a população da região”.

As cidades inclusas são: Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Romaria e a sede Patrocínio.

Segundo o superintendente da Santa Casa, Augusto Moura, primeiro serão atendidas as cidades da nossa microrregião, que a princípio são essas. “Depois qualquer outro município de Minas poderá pleitear pactuação com Patrocínio, mas isso somente no próximo ano”, diz.


Todas as notícias