A iniciativa busca melhorar a proteção contra fraudes e vazamentos de dados dos beneficiários.

Crédito: Sabine van Erp | Pixabay

Grande parte dos idosos são vulnáveis a golpes, por isso mesmo o Governo Federal quer evitar os abusos

Da redação | Rede Hoje

O Ministério da Previdência Social planeja lançar, no próximo ano, um novo sistema de segurança para o recebimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo pensões, auxílios e aposentadorias. A iniciativa busca melhorar a proteção contra fraudes e vazamentos de dados dos beneficiários.

Um dos principais motivos para a implementação do novo sistema é o aumento de denúncias de vazamentos de informações previdenciárias para operadoras de crédito consignado. Esses dados, muitas vezes, são usados indevidamente para ligações insistentes a aposentados e pensionistas, que recebem ofertas de empréstimos sem terem solicitado. Esse cenário tem gerado preocupações e reclamações dos beneficiários.

A partir de 2025, o governo passará a exigir identificação facial, além da digital, para a liberação dos benefícios do INSS. O objetivo é garantir mais segurança e impedir que terceiros realizem saques ou operações fraudulentas em nome dos beneficiários. A medida vem como parte de um esforço para cruzar dados e aumentar o controle no acesso aos benefícios.

 Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destaca que muitos dos vazamentos de dados acontecem no sistema financeiro.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, no Canal GOV, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que muitos dos vazamentos de dados acontecem no sistema financeiro. Segundo ele, tanto funcionários de bancos quanto de dentro da Previdência estão envolvidos no compartilhamento ilegal de informações. Lupi afirmou que essa prática afeta principalmente os idosos, que são mais vulneráveis às ofertas fraudulentas de empréstimos.

O ministro também reforçou a importância de os aposentados e pensionistas não compartilharem suas credenciais do sistema "Meu INSS" com terceiros. Ele enfatizou que a biometria será um mecanismo crucial para impedir fraudes e que os beneficiários devem estar atentos a qualquer tentativa de ação em seu nome sem autorização.


Todas as notícias