São 253 produtores classificados para a segunda fase do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
Crédito foto: Freepik
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024.
Da redação da Rede Hoje
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) anunciou os 253 produtores classificados para a segunda fase do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. As amostras aprovadas obtiveram nota superior a 85 pontos, em uma escala de 100, seguindo os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA), uma das principais entidades internacionais do setor.
A seleção foi feita com base em análises realizadas às cegas por uma empresa especializada em cafés especiais, situada no Sul de Minas. Esta etapa inicial contou com a participação de 1.406 amostras de café, representando 146 municípios de todas as quatro principais macrorregiões produtoras de Minas Gerais. A lista completa dos classificados já está disponível para consulta.
Nesta edição de 2024, a região das Matas de Minas foi a que registrou o maior número de participantes, com 840 inscrições. Entre os municípios mais destacados estão Manhuaçu, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz e Araponga. As outras regiões produtoras que concorreram foram o Cerrado Mineiro, com 151 amostras, o Sul de Minas, com 345, e a Chapada de Minas, com 70.
Os produtores que avançaram para a próxima etapa têm até o dia 25 de outubro para enviar uma nova amostra de dois quilos dos grãos, oriundos do mesmo lote inscrito inicialmente, para os escritórios da Emater-MG. A partir do dia 4 de novembro, as amostras passarão por uma avaliação sensorial nas instalações do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A cerimônia de encerramento do concurso está programada para dezembro.
O concurso avalia duas categorias de café. A primeira é a de Café Natural, onde o café recém-colhido é seco imediatamente após a lavagem. A segunda é a de Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, que passa por processos adicionais de separação e fermentação antes da secagem. Os vencedores estaduais de cada categoria serão anunciados em cada macrorregião produtora, junto com o campeão estadual geral.
Além de premiar os melhores produtores, o concurso destacará a cafeicultora com a maior pontuação entre os finalistas e o melhor cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café. O evento é realizado pela Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).