A partir de hoje, 22 de outubro, os motoristas que utilizam as rodovias sob concessão da EPR Triângulo enfrentarão aumento nas tarifas de pedágio, que será de 4,72%

Foto crédito: divulgação EPR Triângulo

A duplicação de trechos essenciais da BR-365, prometida durante o processo de concessão, vai demorar a sair do papel, deixando os usuários insatisfeitos

Da redação da Rede Hoje

A partir de hoje, 22 de outubro, os motoristas que utilizam as rodovias sob concessão da EPR Triângulo enfrentarão um novo aumento nas tarifas de pedágio, que será de 4,72%. A tarifa-base para veículos de passeio subirá de R$ 12,70 para R$ 13,30, enquanto motocicletas terão um aumento de R$ 6,35 para R$ 6,65. Para veículos comerciais, os valores podem ultrapassar R$ 130, dependendo do número de eixos. Essa atualização tarifária, embora esteja prevista no contrato de concessão e autorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), tem gerado preocupação entre motoristas e transportadores, especialmente em um cenário econômico já desafiador.

Desde o início da concessão, a EPR Triângulo anunciou investimentos, totalizando R$ 39,3 milhões na BR-365. Esses recursos foram alocados em serviços de pavimentação, sinalização e drenagem. Contudo, muitos usuários questionam a adequação desse investimento em relação ao aumento das tarifas. A percepção é de que, apesar das obras em andamento, os resultados ainda são insuficientes para justificar o encarecimento do tráfego nas rodovias.

A duplicação de trechos essenciais da BR-365, prometida durante o processo de concessão, vai demorar a sair do papel, deixando os usuários insatisfeitos. Enquanto as tarifas aumentam, as melhorias efetivas nas rodovias, que poderiam oferecer maior segurança e fluidez no tráfego, ainda são esperadas.

A falta de duplicação em trechos críticos na BR-365, uma rodovia que suporta um tráfego intenso, levanta dúvidas sobre a viabilidade do atual modelo de concessão e a capacidade de atender às demandas dos usuários.

Manifestação

Na sexta-feira, 19 de outubro, enviamos um pedido de posicionamento sobre o assunto, para a deputada Maria Clara Marra (PSDB), que é da região e vice-presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas, para esta reportagem da Rede Hoje, mas até agora, não houve retorno. 

A necessidade de melhorias estruturais é evidente, principalmente considerando o volume de veículos de carga que transitam pela região. Com o período chuvoso se aproximando, as obras de manutenção e recuperação tornam-se ainda mais urgentes. Nesse sentido, as intervenções programadas para esta semana nas rodovias da região são cruciais.

A EPR Triângulo realiza obras na BR-452, MG-427 e na CMG-462, com foco em pavimentação, sinalização e drenagem, utilizando operações de "pare e siga" para garantir a segurança dos motoristas.

O cronograma de obras desta semana inclui:
BR-452
De segunda a sexta-feira – do km 271 ao km 271 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
De segunda a sexta-feira – do km 230 ao km 237,700 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
De segunda a sexta-feira – do km 230 ao km 278,100 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
CMG-452
De segunda a sexta-feira – do km 156 ao km 161 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
De segunda a sexta-feira – do km 166 ao km 168 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
CMG-462
De segunda a sexta-feira – do km 63 ao km 65 – das 7h às 17h (Pare-Siga)
MG-427
De segunda a sexta-feira – do km 56,600 ao km 56,600 – das 7h às 17h (Pare-Siga)

Essas intervenções são necessárias para assegurar a segurança e a qualidade das rodovias. No entanto, a adoção do sistema "pare e siga" pode provocar lentidão e aumentar o tempo de deslocamento dos motoristas, o que, somado ao aumento das tarifas, gera um clima de insatisfação e frustração entre os usuários.

A EPR Triângulo se comprometeu a investir R$ 5,9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. Apesar da magnitude desse investimento, há um sentimento crescente de desconfiança entre os motoristas em relação ao cumprimento das promessas feitas. O aumento das tarifas sem uma entrega correspondente em termos de infraestrutura e segurança resulta em uma expectativa negativa sobre a efetividade da concessão.

Com a falta de ação concreta para atender à demanda por duplicação e melhorias robustas, a EPR Triângulo precisa apresentar soluções que realmente atendam às necessidades dos motoristas. A continuidade do aumento de tarifas sem melhorias visíveis no cotidiano dos usuários poderá acirrar a insatisfação, comprometendo a imagem da concessionária e sua relação com os motoristas. A sociedade civil e os órgãos competentes devem monitorar de perto essa situação, buscando garantir que os investimentos se revertam em melhorias concretas e efetivas nas rodovias sob concessão.


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