As provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 municípios brasileiros, segundo dados preliminares do Inep, mais de 5 milhões de pessoas estão inscritas no exame

Foto crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Da redação da Rede Hoje

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 municípios brasileiros. De acordo com dados preliminares do Inep, mais de 5 milhões de pessoas estão inscritas no exame, sendo que 4,3 milhões já tiveram suas inscrições confirmadas. As provas serão realizadas em aproximadamente 10 mil locais, incluindo escolas e faculdades, distribuídas por todo o país.

Os candidatos podem consultar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante do Enem. O acesso ao cartão é feito por meio do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Esse documento é essencial para garantir que os participantes saibam com antecedência onde deverão comparecer nos dias de aplicação do exame.

No âmbito da segurança, o Inep finalizou, em setembro, uma série de quatro reuniões técnicas regionais voltadas para a capacitação dos envolvidos na aplicação do Enem. Essas reuniões serviram para alinhar as operações logísticas e garantir que todos os procedimentos estejam adequados para o dia do exame. A aplicação das provas contará com mais de 300 mil colaboradores, entre aplicadores, fiscais e assistentes, que atuarão em 10 mil coordenações espalhadas pelo Brasil.

Além disso, a edição de 2024 do Enem vai disponibilizar cerca de 65,7 mil atendimentos especializados, entre eles a utilização de recursos de acessibilidade, como provas em Braille, fontes ampliadas, e apoio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A operação logística contará ainda com a distribuição segura de aproximadamente 9 milhões de provas impressas, transportadas em 65 mil malotes, utilizando 10,8 mil rotas de transporte por todo o país.


Fonte: Agência Brasil


Todas as notícias