A revelação dos vencedores da Etapa Campeões, aconteceu em Patrocínio-MG e destacou os cafés da safra 2024/2025
Credito foto: comunicação Expocacer
1º Lugar Categoria Cereja Descascado_Beloni Agropecuária Ltda
Da redação da Rede Hoje
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) realizou na sexta-feira, 1º de novembro, a cerimônia de revelação dos vencedores da Etapa Campeões, um importante evento para o setor cafeeiro, que aconteceu em Patrocínio-MG. A cerimônia, que destacou os cafés da safra 2024/2025, contou com a presença de cooperados, conselheiros, colaboradores, representantes de entidades do café e convidados especiais, todos reunidos para celebrar os talentos da região.
O evento foi conduzido pelo apresentador Mário Freitas e incluiu a participação do presidente do Conselho de Administração da Expocacer, Fernando Nogues Beloni. Em sua fala, Beloni enfatizou os desafios enfrentados pelos cafeicultores durante a safra e a relevância da Etapa Campeões como um espaço para promover os cafés da região. "Estamos muito orgulhosos da qualidade dos cafés inscritos, superando recordes com 217 amostras apresentadas", destacou ele, mencionando também as inovações e melhorias implementadas na cooperativa para atender à demanda por cafés especiais.
A cerimônia também homenageou os cooperados que participaram do Programa Essências da Expocacer, uma iniciativa que visa incentivar a produção de cafés especiais sustentáveis entre pequenos e médios produtores. Durante a celebração, os participantes de 2023 e 2024 receberam certificados em reconhecimento ao seu trabalho, entregues por Karina Seibt e pelos Q-Graders Rosângela Soares e Marco Antônio de Castro, que prestaram apoio técnico aos cooperados.
Com a participação de seis cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro, a Etapa Campeões Expocacer é uma fase do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. O Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, e o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ressaltaram a importância do evento na promoção dos cafés especiais brasileiros, especialmente do Cerrado Mineiro.
As amostras competiram em três categorias: Cereja Descascado, Natural e Fermentação Induzida. Durante a revelação, os campeões foram apresentados sem as notas, mas com as características sensoriais destacadas pela Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes. Entre os vencedores, figuram nomes de destaque no cenário cafeeiro, como a Família Nunes, conhecida por seu histórico no Cup of Excellence.
1º Lugar Alexandre Alexandrini_Categoria Natural
Os resultados da competição foram revelados com grande expectativa. Na categoria Fermentação Induzida, os vencedores foram: 1º Lugar - Danilo Barbosa, 2º Lugar - Beatriz Ap. de Souza Guimarães e Outros, e 3º Lugar - Osmar Pereira Nunes Junior. Na categoria Natural, os premiados foram: 1º Lugar - Alexandre Alexandrini, 2º Lugar - Jorge Fernando Naimeg, e 3º Lugar - Lislane Abadia Parro. Por fim, na categoria Cereja Descascado, os vencedores foram: 1º Lugar - Beloni Agropecuária Ltda, 2º Lugar - Fernando Nogues Beloni, e 3º Lugar - Adriana Nogues Beloni.
1º Lugar - Danilo Barbosa Catgoria_Fermentação Induzida
Além da premiação dos campeões, o evento também celebrou os Coffee Makers, colaboradores e equipes que contribuíram para a qualidade dos lotes premiados. A tradicional premiação reconheceu o esforço desses profissionais, que receberam medalhas e bonificações em dinheiro. Os Coffee Makers premiados foram Deyvid Oliveira Leandro (Fermentação Induzida), Marco Antônio de Castro (Natural) e Elesandra Machado Beloni (Cereja Descascado), ressaltando a importância do trabalho em equipe na produção de cafés de excelência.