O evento reuniu profissionais da saúde para qualificar a assistência a pacientes diabéticos, abordando temas fundamentais para a gestão do diabetes no SUS.
Crédito foto:ascom PMP
O foco foi a qualificação da assistência aos pacientes diabéticos, abordando temas essenciais para a prática clínica e a gestão do diabetes no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Da redação da Rede Hoje
Esta semanam, na segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), promoveu o Fórum Científico de Diabetes, com o objetivo de atualizar a equipe técnica de saúde sobre as mais recentes diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. O evento, que reuniu profissionais da saúde da cidade, teve como foco a qualificação da assistência aos pacientes diabéticos, abordando temas essenciais para a prática clínica e a gestão do diabetes no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação do fórum incluiu uma série de palestras e debates sobre temas fundamentais para o manejo do diabetes. Dentre os assuntos abordados estavam o diagnóstico e a classificação da doença, as complicações crônicas associadas ao diabetes e as comorbidades que frequentemente acompanham a doença. Também foram discutidos a dispensação de medicamentos e insumos no SUS para o ano de 2024, além de técnicas de aplicação de insulina, que são essenciais para o controle do diabetes tipo 1 e tipo 2.
Outro aspecto importante do evento foi a discussão sobre os aspectos psicossociais do diabetes, enfatizando a importância do apoio emocional e psicológico para os pacientes que lidam com a doença crônica. A promoção da atividade física também foi destacada como uma ferramenta fundamental no controle do diabetes, ajudando na redução dos níveis de glicose e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Essas práticas são recomendadas como parte do tratamento multidisciplinar para o diabetes mellitus.
O CEAE, que desempenha um papel crucial na assistência ambulatorial especializada, é um centro regulado pela Resolução SES/MG N° 6.946 de 2019. Com o objetivo de aprimorar a qualidade da saúde nas linhas de cuidado prioritárias, o centro segue normas rigorosas para a supervisão, avaliação e financiamento de serviços. Através desse modelo, o CEAE oferece consultas e exames especializados para uma série de condições crônicas, com foco na prevenção e no tratamento adequado das doenças mais prevalentes.
Entre as condições atendidas pelo CEAE, o diabetes mellitus é uma das principais prioridades. O centro trabalha para reduzir as complicações evitáveis associadas à doença, como problemas renais, cardiovasculares e neuropatias. Além disso, o CEAE também prioriza o cuidado de outras doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica e cânceres de colo de útero e mama, com um enfoque específico na saúde materno-infantil de risco e na saúde do idoso frágil.
O Fórum Científico de Diabetes, portanto, foi uma importante iniciativa para promover a atualização contínua dos profissionais da saúde, garantindo que as diretrizes mais atuais sobre o manejo do diabetes sejam aplicadas de forma eficaz no atendimento aos pacientes. Ao investir na educação e no aprimoramento técnico, a Secretaria Municipal de Saúde e o CEAE reafirmam seu compromisso com a melhoria da qualidade do atendimento e a redução da morbimortalidade associada às complicações do diabetes e outras condições crônicas.