Partido é crítico a Hugo Motta, líder do Republicanos e atual favorito na disputa

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados, que congrega 13 parlamentares, decidiu que terá uma candidatura própria à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. A sigla decidiu lançar o Pastor Henrique Vieira (RJ) e deverá apresentar um plano eleitoral de metas na tarde de terça (26), em coletiva de imprensa. Pastor da Igreja Batista do Caminho, o deputado é filiado ao partido no Rio de Janeiro (RJ) desde 2007 e foi vereador pela sigla entre os anos de 2013 e 2017 em Niterói (RJ). Ele assumiu o cargo de deputado federal em fevereiro de 2023.

O psolista irá concorrer com Hugo Motta (Republicanos-PB), tido como favorito no pleito por ter obtido o apoio de 17 partidos até o momento. A disputa tende a ser polarizada entre os dois, pelo menos até o momento, pois ainda não há outro nome com chapa atuante. Antes candidatos, os deputados Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiram de concorrer após pressão de Lira e de outras lideranças por um nome de consenso. Hugo Motta tem em sua base um leque de apoios declarados que vai do PL de Jair Bolsonaro ao PT do presidente Lula, contando com um conjunto de siglas do centrão e do campo progressista.

Apesar de as costuras políticas com vistas à eleição já estarem em andamento há alguns meses, o pleito só ocorre em fevereiro de 2025, quando Arthur Lira se despede do cargo de presidente, após quatro anos no comando da Casa. O sucessor do pepista deverá assumir a Câmara entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2027, podendo se reeleger.


Reportagem produzida pelo Brasil de Fato

Todas as notícias