O lançamento do quinto livro do escritor e jornalista aconteceu neste sábado, 21 de dezembro, a Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio.
Crédito fotos: Luiz Costa Jr
O lançamento ocorreu na tarde deste sábado na Biblioteca Municipal de Patrocínio
Da redação da Rede Hoje
O lançamento do quinto livro do escritor e jornalista Luiz Antônio Costa, intitulado "O Caminho do Escritor" aconteceu neste sábado, 21 de dezembro, a Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio. A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e autoridades locais, celebrando mais uma importante obra de um dos nomes mais respeitados da literatura e do jornalismo da região.
Entre os presentes, além da família do autor, o vice-prefeito eleito, Maurício Cunha; a nova secretária de Cultura, Ana Valéria, e a atual coordenadora da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Aparecida, "Cidinha" Palocci.
Reconhencimento
Várias pessoas usaram a palavra franca para se manifestarem sobre o trabalho do autor. Foto: reprodução de video de Vinicius Costa Machado
O evento ocorreu em uma tarde agradável, marcada por discursos emocionantes e trocas de ideias sobre a escrita, seguida por uma sessão de autógrafos. Patrícia Lara Costa Machado, filha do escritor, representou a família com um discurso que destacou a dedicação e a persistência de seu pai na construção de sua carreira, inclusive no campo literário. Ela compartilhou detalhes da rotina de Luiz Antônio, ressaltando como ele enfrentou desafios e demonstrou resiliência ao longo de sua trajetória, características que estão refletidas nas páginas de sua obra mais recente.
O jornalista Márcio Araújo — aposentado do Congresso Nacional onde atuou durante inclusive durante a constituinte e foi colaborador da revista Presença nas décadas de 1980 e 1990, cujo editor era Luiz Antônio Costa—, que também participou do evento, fez questão de relembrar o trabalho jornalístico do escritor, especialmente sua atuação ética, equiblibrada e independente, que mantém até os dias atuais.
A admistradora da Biblioteca Municipal de Patrocínio, Edilamar Arvelos, ressaltou a versatilidade de Luiz Antônio, que transita com maestria entre diferentes gêneros literários, como romance, reportagem e ficção policial, dando exemplo o livro "Operação Borboleta", que uma obra ficcional, mas usa elementos verídidos que explora temas ligados à cultura local e a história da comunidade com o dialeto Kalunga de descendentes de pessoas escravizadas no Brasil.
A tarde de autógrafos: na foto João Batista (pres. PT local), Maurício Cunha (vice prefeito eleito, Republicanos) e Sebastião Calisto (cartunista). Foto: Luiz Costa Jr
Cidinha Palluci compartilhou sua admiração pelo autor, lembrando que conheceu Luiz Antônio Costa por meio de suas matérias jornalísticas e sempre acreditou que, um dia, seria entrevistada por ele. "Eu o via como alguém muito certinho e muito sério", destacou. Cidinha expressou sua alegria por ter contribuído, junto à equipe da Secretaria de Educação e Cultura, para viabilizar a publicação do livro de Luiz Antônio Costa, entre outras obras de arte, por meio da Lei Aldir Blanc. Ela finalizou desejando muito sucesso ao autor em sua trajetória.
Novo talento
Luiz Antônio Costa reforçou seu compromisso com a promoção da cultura local e o incentivo a novos talentos literários. Durante o evento, ele apresentou Maria Clara Calisto Martins, uma jovem escritora de apenas 7 anos de Iraí de Minas, destacada como uma promissora revelação nas letras — filha do casal
Janaina Aparecida Calisto Martins e Flávio Aparecido Martins e neta do cartunistas Tião Calisto. Também mencionou Cézar Felix, presente, e Leida Reis, escritores que lançariam suas obras ainda no mesmo sábado.
Luiz Costa Júnior, filho do autor, foi o responsável por apresentar o livro "O Caminho do Escritor", destacando a relevância da obra como um guia essencial para iniciantes e aspirantes a escritores. O livro, que possui 117 páginas, oferece dicas valiosas sobre como seguir os caminhos para se tornar um escritor independente, além de abordar as dificuldades e os desafios enfrentados por quem decide seguir essa carreira.
O evento também contou com a cobertura dos veículos de comunicação locais, como a Difusora 95, Rádio Módulo e o jornal Gazeta de Patrocínio, que registraram a importância do lançamento para a cena cultural da cidade.
“O Caminho do Escritor” estará disponível para venda a partir desta segunda-feira, 23 de dezembro, por R$ 50,00 na banca da Yara na praça Santa Luzia e na Biblioteca Municipal. Além disso, o livro pode ser adquirido nas plataformas digitais, como Clube de Autores, Lojas Americanas, Mercado Livre e Estante Virtual. Com sua proposta prática e inspiradora, a obra promete se tornar uma leitura indispensável para quem sonha em se tornar escritor.